Aula sobre Pronomes Demonstrativos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade de estudo de caso sobre os pronomes demonstrativos, os alunos serão desafiados a identificar situações em que esses pronomes são utilizados de forma inadequada. A proposta é que eles apliquem seus conhecimentos sobre os diferentes usos dos pronomes demonstrativos e reflitam sobre a importância da clareza e da adequação na comunicação. Por meio de exemplos reais, os alunos terão a oportunidade de analisar e corrigir os usos inadequados, desenvolvendo assim sua habilidade em utilizar corretamente os pronomes demonstrativos. O objetivo é promover uma compreensão mais profunda desses pronomes e estimular o pensamento crítico dos alunos ao apresentar diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema dos pronomes demonstrativos, explicando sua função e importância na língua. Os alunos recebem um texto de estudo de caso que apresenta uma situação em que os pronomes demonstrativos são usados de forma inadequada.

    Exemplo prático:

    "Maria estava falando com João sobre um livro que ela tinha lido recentemente. Ela disse: 'Esse livro é muito interessante, você vai adorar!'. João ficou confuso e perguntou: 'Qual livro?'. Maria apontou para uma estante cheia de livros e respondeu: 'Esse livro aqui, o que está na segunda prateleira'. João continuou confuso, pois não conseguia identificar qual livro Maria estava se referindo".

    Nesta situação, quais pronomes deveriam ser utilizados por Maria para que a mensagem fosse compreendida?


  2. Etapa 2 - Análise do caso

    Os alunos leem o texto de estudo de caso e fazem uma análise individual, identificando os erros cometidos com os pronomes demonstrativos. Eles destacam as frases problemáticas e anotam possíveis correções.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos são divididos em grupos pequenos para discutir suas análises individuais. Eles compartilham as frases problemáticas que encontraram e discutem as possíveis correções. Cada grupo elabora uma lista de correções sugeridas.

  4. Etapa 4 - Debate e argumentação

    Os grupos se reúnem em um debate, no qual apresentam suas análises e correções sugeridas. Cada grupo tem a oportunidade de explicar suas escolhas e argumentar sobre a importância do uso correto dos pronomes demonstrativos. Faça a mediação do debate, estimulando a participação ativa dos alunos.

  5. Etapa 5 - Reflexão e aplicação

    Após o debate, os alunos refletem sobre as diferentes perspectivas apresentadas e consolidam seus conhecimentos sobre o uso adequado dos pronomes demonstrativos. Em seguida, eles recebem um conjunto de frases para reescrever, aplicando corretamente os pronomes demonstrativos. Essas frases podem ser retiradas do estudo de caso ou criadas pelo professor.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante o debate e a qualidade das correções sugeridas. Além disso, avalie também a aplicação correta dos pronomes demonstrativos nas frases reescritas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar corretamente os pronomes demonstrativos;
  • Promover a compreensão dos diferentes usos dos pronomes demonstrativos em situações reais;
  • Estimular a reflexão sobre a importância da clareza e da adequação na comunicação.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos pronomes demonstrativos nas situações apresentadas;
  • Utilização adequada dos pronomes demonstrativos ao se referir a pessoas, objetos e lugares;
  • Capacidade de explicar o significado e o contexto de uso dos pronomes demonstrativos.

Ações do professor

  • Apresentar e explicar os conceitos e usos dos pronomes demonstrativos;
  • Propor situações reais em que os pronomes demonstrativos são utilizados de forma inadequada;
  • Orientar e monitorar a participação dos alunos na atividade;
  • Fornecer feedback individual e coletivo sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões sobre os pronomes demonstrativos;
  • Analisar e identificar os erros na utilização dos pronomes demonstrativos na situação apresentada;
  • Corrigir os usos inadequados dos pronomes demonstrativos;
  • Discutir e justificar suas respostas e correções com base nos conceitos apresentados.