Aula sobre Pronomes Demonstrativos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, serão trabalhados os pronomes demonstrativos, que são palavras que indicam posição ou distância em relação aos interlocutores. Eles são fundamentais para a coesão textual e para evitar repetições desnecessárias. Para contextualizar, é possível pensar em situações cotidianas em que são utilizados esses pronomes, como apontar para algo que está longe ou próximo, ou mesmo para retomar algo que já foi mencionado anteriormente. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa de rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá passar por uma estação de atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é que todos os alunos possam participar ativamente da aula e desenvolver suas habilidades de forma dinâmica e lúdica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema e explicará os objetivos da aula. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos sobre o uso dos pronomes demonstrativos no cotidiano dos estudantes.

    Estação 1 - Teoria

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação, onde terão acesso a um material teórico sobre os pronomes demonstrativos. O material pode ser um vídeo explicativo, um texto informativo, uma apresentação de slides ou textos impressos. Os alunos deverão ler ou assistir ao material e fazer anotações sobre o conteúdo nos cadernos.

    Estação 2 - Exercícios

    Na segunda estação, os alunos terão acesso a um conjunto de exercícios sobre o uso dos pronomes demonstrativos. Os exercícios podem ser de preenchimento de lacunas, de identificação de pronomes em frases ou de criação de frases com pronomes demonstrativos.

    Estação 3 - Produção textual

    Na terceira estação, os alunos terão que produzir um texto curto, utilizando os pronomes demonstrativos de forma correta. O texto pode ser uma descrição de uma cena ou objeto, uma história curta ou uma narrativa pessoal.


  2. Etapa 2 - Socialização

    Ao final das estações, os grupos retornam à sala de aula e cada grupo deverá socializar o que aprendeu e produziu nas suas estações. Direcione a discussão para que os alunos possam perceber as diferentes formas de aplicação dos pronomes demonstrativos.

  3. Etapa 3 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral sobre o que foi aprendido na aula e aplique os critérios de avaliação pré-estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar os pronomes demonstrativos de forma correta em textos;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Reforçar a importância da coesão textual para a compreensão de um texto.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos pronomes demonstrativos;
  • Coesão e coerência textual;
  • Criatividade na produção textual.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Organizar as estações e acompanhar o desenvolvimento dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e aplicar os critérios de avaliação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas nas estações;
  • Fazer anotações sobre o conteúdo teórico;
  • Produzir um texto curto utilizando os pronomes demonstrativos de forma correta.