Aula sobre Pronomes Demonstrativos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema e explicará os objetivos da aula. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos sobre o uso dos pronomes demonstrativos no cotidiano dos estudantes.Estação 1 - Teoria
Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação, onde terão acesso a um material teórico sobre os pronomes demonstrativos. O material pode ser um vídeo explicativo, um texto informativo, uma apresentação de slides ou textos impressos. Os alunos deverão ler ou assistir ao material e fazer anotações sobre o conteúdo nos cadernos.
Estação 2 - Exercícios
Na segunda estação, os alunos terão acesso a um conjunto de exercícios sobre o uso dos pronomes demonstrativos. Os exercícios podem ser de preenchimento de lacunas, de identificação de pronomes em frases ou de criação de frases com pronomes demonstrativos.
Estação 3 - Produção textual
Na terceira estação, os alunos terão que produzir um texto curto, utilizando os pronomes demonstrativos de forma correta. O texto pode ser uma descrição de uma cena ou objeto, uma história curta ou uma narrativa pessoal.
Etapa 2 - Socialização
Ao final das estações, os grupos retornam à sala de aula e cada grupo deverá socializar o que aprendeu e produziu nas suas estações. Direcione a discussão para que os alunos possam perceber as diferentes formas de aplicação dos pronomes demonstrativos.Etapa 3 - Avaliação
Faça uma avaliação oral sobre o que foi aprendido na aula e aplique os critérios de avaliação pré-estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de utilizar os pronomes demonstrativos de forma correta em textos;
- Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
- Reforçar a importância da coesão textual para a compreensão de um texto.
Critérios de avaliação
- Uso correto dos pronomes demonstrativos;
- Coesão e coerência textual;
- Criatividade na produção textual.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
- Organizar as estações e acompanhar o desenvolvimento dos alunos;
- Avaliar o desempenho dos alunos e aplicar os critérios de avaliação.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas nas estações;
- Fazer anotações sobre o conteúdo teórico;
- Produzir um texto curto utilizando os pronomes demonstrativos de forma correta.