Aula sobre Pronomes Indefinidos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são um importante recurso linguístico que auxilia na coesão textual e na clareza de uma mensagem. Eles são utilizados para fazer referência a algo ou alguém de forma não específica, como em expressões a seguir: "algum", "nenhum", "muitos", "poucos", entre outros. Por isso, é fundamental que os alunos compreendam o uso desses pronomes para aprimorar suas habilidades de escrita e comunicação. Para trabalhar esse tema, eles utilizarão a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, onde os estudantes avaliarão o desempenho dos colegas em um template de avaliação, com critérios previamente definidos.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são um importante recurso linguístico que auxilia na coesão textual e na clareza de uma mensagem. Eles são utilizados para fazer referência a algo ou alguém de forma não específica, como em expressões a seguir: "algum", "nenhum", "muitos", "poucos", entre outros. Por isso, é fundamental que os alunos compreendam o uso desses pronomes para aprimorar suas habilidades de escrita e comunicação. Para trabalhar esse tema, eles utilizarão a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, onde os estudantes avaliarão o desempenho dos colegas em um template de avaliação, com critérios previamente definidos.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são os pronomes indefinidos e como eles são utilizados. Em seguida, divida os alunos em grupos de quatro pessoas para poderem trabalhar juntos em todo o processo.Etapa 3 - Elaboração
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, com critérios como “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação”, “desempenho geral”. Dê orientações e exemplos, previamente selecionados, para auxiliar na elaboração dos critérios.Etapa 4 - Pesquisa
Cada grupo escolherá um pronome indefinido para pesquisar e produzir argumentos sobre seu uso e importância na comunicação escrita. Os alunos devem utilizar fontes confiáveis e produzir um texto coeso e coerente.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos para a turma. Durante a apresentação, os demais grupos deverão preencher o template de avaliação com notas de 1 a 5 nos critérios estabelecidos.Etapa 6 - Discussão e autoavaliação
Após todas as apresentações, os grupos se reunirão para discutir as avaliações recebidas e fazer uma autoavaliação do próprio desempenho. Acompanhe as discussões e dê feedbacks individuais e coletivos.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e reforce a importância dos pronomes indefinidos na comunicação escrita.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos de coesão referencial;
- Estimular a pesquisa e produção de argumentos coerentes e coesos;
- Desenvolver a habilidade crítica e de autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Orientar os alunos na elaboração dos critérios de avaliação;
- Dar feedbacks individuais e coletivos;
- Estimular a reflexão crítica sobre o próprio desempenho.
Ações do aluno
- Pesquisar e produzir argumentos coesos e coerentes;
- Avaliar o desempenho dos colegas de forma crítica e justa;
- Refletir sobre o próprio desempenho e buscar melhorias.