Aula sobre Pronomes Indefinidos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são palavras que se referem a algo ou alguém de forma imprecisa, ou indeterminada, como "algum", "qualquer", "outro", "ninguém", entre outros. Eles são muito utilizados na língua portuguesa e são fundamentais para a construção de textos coesos e coerentes. Nesta aula, eles irão explorar a metodologia ativa Design Sprint, em que irão trabalhar com 5 etapas para desenvolverem o tema dos pronomes indefinidos. Para isso, utilize exemplos práticos e cotidianos, previamente selecionados por você, para que os estudantes possam compreender melhor a aplicação dos pronomes indefinidos na comunicação escrita e oral.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são palavras que se referem a algo ou alguém de forma imprecisa, ou indeterminada, como "algum", "qualquer", "outro", "ninguém", entre outros. Eles são muito utilizados na língua portuguesa e são fundamentais para a construção de textos coesos e coerentes. Nesta aula, eles irão explorar a metodologia ativa Design Sprint, em que irão trabalhar com 5 etapas para desenvolverem o tema dos pronomes indefinidos. Para isso, utilize exemplos práticos e cotidianos, previamente selecionados por você, para que os estudantes possam compreender melhor a aplicação dos pronomes indefinidos na comunicação escrita e oral.

  2. Etapa 2 - Entender

    Introduza o tema dos pronomes indefinidos e explique sua importância para a coesão e coerência de textos. Peça aos alunos que pesquisem e listem exemplos de pronomes indefinidos encontrados em textos diversos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Divida os alunos em grupos e solicite que criem um mapa conceitual com os exemplos de pronomes indefinidos que pesquisaram. Cada grupo deverá criar um mapa conceitual diferente, com cores e imagens que representem a importância dos pronomes indefinidos na comunicação.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus mapas conceituais e você explicará a importância de cada exemplo de pronomes indefinidos. Em seguida, os alunos irão votar no mapa conceitual mais completo e com melhores exemplos.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base no mapa conceitual escolhido, os alunos irão criar um texto coeso e coerente utilizando os pronomes indefinidos. Cada grupo deverá criar um texto diferente, utilizando diferentes exemplos de pronomes indefinidos.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus textos e receber feedbacks dos colegas e de você. Em seguida, deverão fazer ajustes e melhorias em seus textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar os recursos de coesão referencial (nome e pronomes);
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de textos coesos e coerentes;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias;
  • Reforçar a importância dos pronomes indefinidos na comunicação escrita e oral;
  • Apresentar uma metodologia ativa que possa ser utilizada em outras aulas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes indefinidos no texto;
  • Coesão e coerência do texto produzido;
  • Criatividade e originalidade na produção do mapa conceitual;
  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Clareza e objetividade na apresentação do texto produzido.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância dos pronomes indefinidos;
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na produção do texto;
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo;
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante a apresentação dos textos produzidos.
  • Avaliar e corrigir os textos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa para listar exemplos de pronomes indefinidos;
  • Criar um mapa conceitual com os exemplos pesquisados;
  • Produzir um texto coeso e coerente utilizando os pronomes indefinidos;
  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Apresentar e defender suas ideias e produções.