Aula sobre Pronomes Indefinidos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são palavras que se referem a pessoas, lugares, coisas ou ideias de forma vaga e imprecisa. São eles: algum, nenhum, todo, qualquer, certo, outro, muito, pouco, tanto, vários, diversos, entre outros. Eles são muito utilizados na língua portuguesa e tornam a comunicação mais eficiente, evitando repetições desnecessárias e dando mais fluidez ao discurso. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os pronomes indefinidos e como utilizá-los corretamente na produção de textos. Utilizando a metodologia ativa Design Thinking, os estudantes criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos, buscando entender as diversas perspectivas e necessidades dos seus colegas.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são palavras que se referem a pessoas, lugares, coisas ou ideias de forma vaga e imprecisa. São eles: algum, nenhum, todo, qualquer, certo, outro, muito, pouco, tanto, vários, diversos, entre outros. Eles são muito utilizados na língua portuguesa e tornam a comunicação mais eficiente, evitando repetições desnecessárias e dando mais fluidez ao discurso. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os pronomes indefinidos e como utilizá-los corretamente na produção de textos. Utilizando a metodologia ativa Design Thinking, os estudantes criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos, buscando entender as diversas perspectivas e necessidades dos seus colegas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, e como será trabalhada a metodologia Design Thinking. Utilize imagens e exemplos práticos, previamente selecionados por você, para prender a atenção dos alunos.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Apresente o mapa de empatia e explique cada campo: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos precisarão entender como cada campo é importante para desenvolver a empatia e entender as necessidades dos colegas.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Os grupos irão discutir em conjunto o mapa de empatia criado e compartilhar as informações mais relevantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar os textos produzidos em sala de aula e discutir os pontos positivos e negativos de cada texto.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça um fechamento da aula, reforçando os principais pontos aprendidos e a importância dos pronomes indefinidos na produção de textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os pronomes indefinidos na produção de textos;
  • Estimular o trabalho em equipe e a empatia entre os alunos;
  • Utilizar a metodologia Design Thinking para desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes indefinidos;
  • Coesão e coerência do texto produzido;
  • Participação ativa e colaborativa durante o desenvolvimento do mapa de empatia;
  • Criatividade e originalidade na produção dos textos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e objetivos da aula de forma clara e objetiva;
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a produção dos textos;
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante a criação do mapa de empatia;
  • Fazer um fechamento da aula e reforçar os principais pontos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do desenvolvimento do mapa de empatia;
  • Produzir textos utilizando os pronomes indefinidos de forma correta e eficiente;
  • Trabalhar em equipe e estimular a empatia entre os colegas;
  • Apresentar os textos produzidos de forma clara e objetiva.