Aula sobre Pronomes Indefinidos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são palavras que se referem a um ser ou objeto de maneira vaga, imprecisa ou genérica. Eles são utilizados para evitar repetições desnecessárias na comunicação e podem causar confusão se não forem utilizados corretamente. Nesta aula, será aplicada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos criem um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade em utilizar recursos de coesão referencial, semânticos e mecanismos de representação de diferentes vozes em seus textos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são palavras que se referem a um ser ou objeto de maneira vaga, imprecisa ou genérica. Eles são utilizados para evitar repetições desnecessárias na comunicação e podem causar confusão se não forem utilizados corretamente. Nesta aula, será aplicada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos criem um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade em utilizar recursos de coesão referencial, semânticos e mecanismos de representação de diferentes vozes em seus textos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula sobre os pronomes indefinidos e explique sua função na construção de textos coesos. Os alunos deverão ter a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Divisão

    Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas. Cada grupo deverá escolher um tema relacionado aos pronomes indefinidos, como, por exemplo, "Pronomes indefinidos na publicidade" ou "Pronomes indefinidos em contos de fadas".

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema escolhido e coletar exemplos de pronomes indefinidos em diferentes textos. Auxilie os alunos na pesquisa e garanta que todos os grupos tenham material suficiente para desenvolverem seus argumentos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Cada grupo deverá apresentar seus argumentos sobre o tema escolhido em um debate com os demais grupos. Os alunos deverão utilizar pronomes indefinidos em suas falas e argumentações. Professor, atue como mediador do debate, garantindo que todos tenham oportunidade de se expressar e incentive o uso dos pronomes indefinidos.

  6. Etapa 6 - Criação

    Após o debate, os alunos deverão se reunir novamente em seus grupos para criarem um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para o tema escolhido e seus subtópicos. Explique o que é uma rúbrica e como ela será utilizada na avaliação dos trabalhos.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu template de avaliação para a turma, explicando seus critérios e a lógica por trás das avaliações.

  8. Etapa 8 - Produção textual

    Cada aluno deverá produzir um texto utilizando pronomes indefinidos e seguindo os critérios de avaliação definidos pelos templates de rúbrica criados pelos grupos. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos durante a produção textual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos de coesão referencial, semânticos e mecanismos de representação de diferentes vozes em seus textos;
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na produção de argumentos;
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado de pronomes indefinidos no texto produzido;
  • Coesão e coerência textual;
  • Criatividade na construção de argumentos.

Ações do professor

  • Explicar o assunto de forma clara e objetiva;
  • Auxiliar os alunos na pesquisa de exemplos de pronomes indefinidos;
  • Mediar o debate em grupo e garantir a participação de todos;
  • Explicar o que é uma rúbrica e como ela será utilizada na avaliação dos trabalhos;
  • Dar feedback aos alunos sobre seus textos produzidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo;
  • Realizar pesquisa sobre o tema escolhido;
  • Criar um template de avaliação por rúbrica;
  • Produzir um texto utilizando pronomes indefinidos e seguindo os critérios de avaliação definidos pelos templates de rúbrica criados pelos grupos;
  • Apresentar seu trabalho para a turma.