Aula sobre Pronomes Indefinidos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são palavras que se referem a um ser ou objeto de maneira vaga, imprecisa ou genérica. Eles são utilizados para evitar repetições desnecessárias na comunicação e podem causar confusão se não forem utilizados corretamente. Nesta aula, será aplicada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos criem um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade em utilizar recursos de coesão referencial, semânticos e mecanismos de representação de diferentes vozes em seus textos.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são palavras que se referem a um ser ou objeto de maneira vaga, imprecisa ou genérica. Eles são utilizados para evitar repetições desnecessárias na comunicação e podem causar confusão se não forem utilizados corretamente. Nesta aula, será aplicada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos criem um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade em utilizar recursos de coesão referencial, semânticos e mecanismos de representação de diferentes vozes em seus textos.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula sobre os pronomes indefinidos e explique sua função na construção de textos coesos. Os alunos deverão ter a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.Etapa 3 - Divisão
Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas. Cada grupo deverá escolher um tema relacionado aos pronomes indefinidos, como, por exemplo, "Pronomes indefinidos na publicidade" ou "Pronomes indefinidos em contos de fadas".Etapa 4 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema escolhido e coletar exemplos de pronomes indefinidos em diferentes textos. Auxilie os alunos na pesquisa e garanta que todos os grupos tenham material suficiente para desenvolverem seus argumentos.Etapa 5 - Debate
Cada grupo deverá apresentar seus argumentos sobre o tema escolhido em um debate com os demais grupos. Os alunos deverão utilizar pronomes indefinidos em suas falas e argumentações. Professor, atue como mediador do debate, garantindo que todos tenham oportunidade de se expressar e incentive o uso dos pronomes indefinidos.Etapa 6 - Criação
Após o debate, os alunos deverão se reunir novamente em seus grupos para criarem um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para o tema escolhido e seus subtópicos. Explique o que é uma rúbrica e como ela será utilizada na avaliação dos trabalhos.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar seu template de avaliação para a turma, explicando seus critérios e a lógica por trás das avaliações.Etapa 8 - Produção textual
Cada aluno deverá produzir um texto utilizando pronomes indefinidos e seguindo os critérios de avaliação definidos pelos templates de rúbrica criados pelos grupos. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos durante a produção textual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos de coesão referencial, semânticos e mecanismos de representação de diferentes vozes em seus textos;
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na produção de argumentos;
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Uso adequado de pronomes indefinidos no texto produzido;
- Coesão e coerência textual;
- Criatividade na construção de argumentos.
Ações do professor
- Explicar o assunto de forma clara e objetiva;
- Auxiliar os alunos na pesquisa de exemplos de pronomes indefinidos;
- Mediar o debate em grupo e garantir a participação de todos;
- Explicar o que é uma rúbrica e como ela será utilizada na avaliação dos trabalhos;
- Dar feedback aos alunos sobre seus textos produzidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo;
- Realizar pesquisa sobre o tema escolhido;
- Criar um template de avaliação por rúbrica;
- Produzir um texto utilizando pronomes indefinidos e seguindo os critérios de avaliação definidos pelos templates de rúbrica criados pelos grupos;
- Apresentar seu trabalho para a turma.