Aula sobre Pronomes Indefinidos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são palavras que substituem ou se referem a um termo anteriormente mencionado sem que seja especificado de forma precisa. Eles podem ser encontrados em diferentes situações do cotidiano, como em notícias, textos publicitários, conversas informais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de pronomes indefinidos e como utilizá-los adequadamente em seus textos. A metodologia Rotação por estações será aplicada para tornar a aula mais dinâmica e interativa.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são palavras que substituem ou se referem a um termo anteriormente mencionado sem que seja especificado de forma precisa. Eles podem ser encontrados em diferentes situações do cotidiano, como em notícias, textos publicitários, conversas informais, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de pronomes indefinidos e como utilizá-los adequadamente em seus textos. A metodologia Rotação por estações será aplicada para tornar a aula mais dinâmica e interativa.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique brevemente o que são pronomes indefinidos. Também contextualize o assunto, mostrando exemplos, previamente selecionados por você, de como os pronomes indefinidos são utilizados no cotidiano. Convide os alunos a participarem da aula, levantando hipóteses sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações.

    Estação 1 - Identificação:

    Divida os alunos em grupos e peça para que cada grupo vá a uma estação. Nesta estação, os alunos irão receber de você uma lista de frases, previamente selecionadas, e terão que identificar os pronomes indefinidos presentes em cada uma delas. Disponibilize materiais de apoio, como listas de pronomes indefinidos e exemplos.

    Estação 2 - Substituição:

    Na estação 2, os alunos irão receber de você um texto, previamente selecionado, com alguns pronomes indefinidos destacados. Eles terão que substituir esses pronomes por outros, utilizando a lista de pronomes indefinidos disponibilizada anteriormente por você. O objetivo é que os alunos compreendam como os pronomes indefinidos podem ser substituídos sem alterar o sentido do texto.

    Estação 3 - Produção:

    Na estação 3, desafie os alunos a produzirem um texto utilizando pelo menos 5 pronomes indefinidos diferentes. Disponibilize um tema e exemplos de frases, previamente selecionadas, que podem ser utilizadas como base para a produção. Os alunos poderão trocar ideias e se ajudar na produção.


  4. Etapa 4 - Socialização

    Ao final das estações, cada grupo irá apresentar o que foi discutido e produzido nas atividades. Professor, faça a mediação da discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Estimule os alunos a refletirem sobre o que foi aprendido na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas produções de texto futuras.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Finalize a aula fazendo um resumo do que foi aprendido e reforce a importância do uso adequado dos pronomes indefinidos na produção de textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes indefinidos adequadamente em suas produções textuais;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos pronomes indefinidos nas atividades propostas;
  • Utilização adequada dos pronomes indefinidos na produção textual;
  • Participação e envolvimento dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Disponibilizar materiais de apoio para as atividades;
  • Mediar a discussão e incentivar a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trocar ideias e se ajudar na produção textual;
  • Refletir sobre o que foi aprendido e como podem aplicar esse conhecimento em suas produções de texto futuras.