Aula sobre Pronomes Indefinidos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são palavras que se referem a seres de forma vaga e imprecisa, sem determinar quantidade ou especificidade. Na língua portuguesa, existem diversos pronomes indefinidos, como "algum", "ninguém", "qualquer", "cada", entre outros. Esses pronomes são muito importantes para construir textos coesos e claros, pois ajudam a evitar repetições desnecessárias e a estabelecer relações entre as diferentes partes do texto. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que eles criarão um template de Dinâmica dos 3 Q’s para avaliar sua aprendizagem sobre o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que os pronomes indefinidos são palavras que se referem a seres de forma vaga e imprecisa, sem determinar quantidade ou especificidade. Na língua portuguesa, existem diversos pronomes indefinidos, como "algum", "ninguém", "qualquer", "cada", entre outros. Esses pronomes são muito importantes para construir textos coesos e claros, pois ajudam a evitar repetições desnecessárias e a estabelecer relações entre as diferentes partes do texto. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que eles criarão um template de Dinâmica dos 3 Q’s para avaliar sua aprendizagem sobre o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Comece explicando o que são pronomes indefinidos e sua importância na construção de textos coesos e claros. Em seguida, apresente alguns exemplos, previamente selecionados por você, e peça para os alunos criarem suas próprias frases usando pronomes indefinidos.

  3. Etapa 3 - Vídeo explicativo

    Solicite que os alunos assistam a um vídeo explicativo sobre pronomes indefinidos. Você pode utilizar algum vídeo disponível na internet ou criar seu próprio conteúdo.

  4. Etapa 4 - Leitura e discussão

    Entregue aos alunos um texto que contenha diversos pronomes indefinidos e os convide a ler ele com atenção. Em seguida, inicie uma discussão perguntando quais são os pronomes indefinidos presentes no texto e como eles contribuem para a coesão dele.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Divida os alunos em grupos e entregue uma atividade em que devem criar um texto coeso usando pronomes indefinidos. Forneça algumas palavras-chave para orientar a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Peça para que cada grupo apresente seu texto para a turma. Faça observações sobre o uso dos pronomes indefinidos e a coesão do texto.

  7. Etapa 7 - Dinâmica

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Q’s com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância dos pronomes indefinidos na construção de textos coesos e claros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes indefinidos de forma adequada na produção de textos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos em atividades em grupo;
  • Promover a reflexão sobre a importância da coesão textual para a compreensão do texto.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado dos pronomes indefinidos;
  • Coesão e clareza do texto produzido em grupo;
  • Participação na discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de pronomes indefinidos e sua importância na construção de textos coesos e claros;
  • Orientar as atividades em grupo e fazer observações sobre a produção textual dos alunos;
  • Conduzir a discussão em sala de aula e fazer sínteses ao final de cada etapa.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em sala de aula;
  • Criar um texto coeso usando pronomes indefinidos em grupo;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Q’s para avaliar sua aprendizagem.