Aula sobre Pronomes Interrogativos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os pronomes interrogativos são palavras que utilizamos para fazer perguntas em uma frase. Algumas dessas palavras são: que, quem, qual, quanto, onde, quando, como, por quê. Eles são muito importantes na construção de uma frase interrogativa, pois ajudam a entender melhor o que está sendo perguntado. Os pronomes interrogativos também podem ser utilizados em diferentes contextos, como em uma entrevista, ao fazer uma pesquisa ou ao conversar com alguém. Nesta aula, os alunos aprenderão mais sobre pronomes interrogativos e como utilizá-los corretamente em seus textos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são pronomes interrogativos e para que servem. Em seguida, apresente exemplos de frases interrogativas que os alunos já conhecem. Os alunos serão convidados a levantar questões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a seguinte questão-problema: "Uma pessoa está viajando pela cidade e precisa de informações para chegar a um determinado local. Como ela pode utilizar os pronomes interrogativos para fazer as perguntas corretamente?". Cada grupo deverá criar um roteiro de perguntas utilizando os pronomes interrogativos. Ofereça suporte e orientação aos grupos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão realizar uma pesquisa na internet ou em livros sobre pronomes interrogativos e como utilizá-los corretamente em textos. Eles deverão anotar suas descobertas em um caderno ou folha de papel.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão apresentar suas descobertas e roteiros de perguntas para a turma. Oriente a discussão e promova a troca de ideias entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs

    Cada aluno deverá criar um template com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?". Eles deverão utilizar esse template para avaliar a atividade realizada em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça um resumo da aula, destacando as principais descobertas e aprendizados dos alunos. Os alunos deverão avaliar a atividade utilizando o template Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender pronomes interrogativos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em criar roteiros de perguntas utilizando pronomes interrogativos;
  • Promover a pesquisa e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos pronomes interrogativos nas perguntas criadas pelos alunos;
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo;
  • Utilização adequada do template Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o que são pronomes interrogativos e para que servem;
  • Dar suporte e orientação aos grupos durante a realização da atividade;
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Realizar a pesquisa sobre pronomes interrogativos e anotar suas descobertas;
  • Criar um roteiro de perguntas utilizando os pronomes interrogativos e um template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.