Aula sobre Pronomes Interrogativos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os pronomes interrogativos são palavras utilizadas para fazer perguntas diretas ou indiretas. Eles são importantes para a compreensão do contexto da conversa e para a obtenção de informações específicas. Por exemplo, "quem", "o que", "onde", "como", "quando" são pronomes interrogativos que podem ser usados em frases como "quem é você?" ou "onde fica a escola?". Neste material, vamos trabalhar esses pronomes de uma maneira dinâmica e interativa utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos pronomes interrogativos. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre situações em que eles já usaram ou ouviram alguém usar esses pronomes. Cada grupo irá compartilhar suas experiências com a turma.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos práticos do uso de pronomes interrogativos em frases simples e em diálogos mais elaborados. Os alunos irão praticar fazendo perguntas uns aos outros, usando diferentes pronomes interrogativos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será utilizada na aula. Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um template de avaliação por pares, que será usado na próxima etapa. O template deve conter critérios de avaliação para organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deve receber uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar um tópico relacionado aos pronomes interrogativos. Durante a apresentação, os alunos irão avaliar o desempenho do outro grupo usando o template criado na etapa anterior. Monitore a atividade e dê feedback aos grupos.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os alunos irão trabalhar individualmente para criar uma síntese do que aprenderam sobre pronomes interrogativos. Eles podem escrever um pequeno texto ou criar uma apresentação em slides. Avalie o desempenho individual dos alunos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Os alunos irão compartilhar suas sínteses com a turma. Faça uma retrospectiva da aula e destaque as principais ideias aprendidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os pronomes interrogativos.
  • Estimular a comunicação oral e escrita dos alunos.
  • Promover a aprendizagem colaborativa e a avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Monitorar o trabalho em grupo e fornecer feedback.
  • Avaliar o desempenho individual dos alunos.
  • Fazer uma retrospectiva da aula e destacar as principais ideias aprendidas.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre situações em que já usaram pronomes interrogativos.
  • Praticar fazendo perguntas uns aos outros, usando diferentes pronomes interrogativos.
  • Trabalhar em grupo para criar um template de avaliação por pares.
  • Participar da apresentação e avaliar o desempenho do outro grupo.
  • Criar uma síntese individual sobre o que foi aprendido na aula.