Aula sobre Pronomes Interrogativos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os pronomes interrogativos são utilizados para fazer perguntas e obter informações sobre algo ou alguém. Eles são fundamentais na construção de diálogos. Por exemplo, ao perguntarmos "quem é você?" ou "o que você faz?", estamos utilizando pronomes interrogativos. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre os diferentes tipos de pronomes interrogativos e como utilizá-los de forma correta. A metodologia utilizada será a Gamificação, e os alunos irão criar um mapa de registro para um jogo sobre pronomes interrogativos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o que são pronomes interrogativos e dê exemplos de como eles são utilizados no dia a dia. Em seguida, apresente a gamificação e explique aos alunos que eles irão criar um mapa de registro para um jogo sobre pronomes interrogativos.

  2. Etapa 2 - Identificação dos pronomes interrogativos

    Os alunos irão assistir a um vídeo ou ler um texto explicativo sobre pronomes interrogativos e, em duplas, irão identificar e anotar esses pronomes em frases retiradas de textos diversos selecionados por você.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um mapa de registro para um jogo sobre pronomes interrogativos. Eles deverão preencher os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”.

  4. Etapa 4 - Troca de mapas

    Os alunos irão trocar os mapas criados com outras duplas para que possam avaliar e sugerir melhorias.

  5. Etapa 5 - Melhorias no mapa

    Com base nas sugestões recebidas, as duplas irão aprimorar seus mapas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    As duplas irão apresentar seus jogos para a turma, explicando cada campo do mapa de registro e como o jogo funciona.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão com os alunos sobre a metodologia utilizada e a importância dos pronomes interrogativos na construção de diálogos e textos coesos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de projetar jogos;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Promover a reflexão sobre a importância dos pronomes interrogativos na comunicação.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos pronomes interrogativos nas frases;
  • Qualidade e criatividade na criação do mapa de registro para o jogo;
  • Apresentação clara e coesa do jogo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos de pronomes interrogativos;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro para o jogo;
  • Conduzir a reflexão sobre a importância dos pronomes interrogativos na comunicação.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os pronomes interrogativos nas frases;
  • Trabalhar em equipe na criação do mapa de registro para o jogo;
  • Apresentar o jogo de forma clara e coesa.