Aula sobre Pronomes Interrogativos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os pronomes interrogativos são utilizados para fazer perguntas e obter informações específicas sobre algo ou alguém. Eles são muito importantes na construção de uma boa comunicação, pois são capazes de direcionar a atenção do interlocutor para o que é relevante na situação. Por isso, é fundamental que os estudantes saibam como utilizá-los corretamente. Nesta aula, os estudantes irão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, que é uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Antes da aula, em casa, os estudantes deverão ler um texto ou assistir a um vídeo explicativo sobre pronomes interrogativos e responder algumas perguntas sobre o tema para garantir que estão preparados para a atividade. Você deve fornecer o link do texto ou vídeo e as perguntas por meio de uma plataforma digital.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os estudantes serão divididos em grupos e deverão discutir as respostas do pré-aula. Oriente as discussões e esclareça possíveis dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Cada grupo deverá criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?". O objetivo é que os estudantes avaliem a atividade. Disponibilize exemplos práticos de como o template pode ser preenchido.

  4. Etapa 4 - Produção de texto

    Cada grupo deverá produzir um texto utilizando pronomes interrogativos. Eles podem escolher o tema, mas você deve orientar para que o texto seja coerente e coeso.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo deverá apresentar o texto produzido para a turma e explicar como utilizaram os pronomes interrogativos na construção do texto.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os estudantes deverão preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Promova uma reflexão final sobre a importância dos pronomes interrogativos na comunicação e como eles podem ajudar na construção de um texto coeso e coerente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em utilizar pronomes interrogativos na construção de um texto coeso e coerente;
  • Estimular a capacidade de avaliação dos estudantes;
  • Fomentar a interação e a colaboração entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado dos pronomes interrogativos no texto produzido;
  • Participação ativa na discussão em grupo e na avaliação da atividade;
  • Coerência e coesão do texto produzido;
  • Criatividade e originalidade na produção do texto;
  • Clareza e objetividade na apresentação do texto para a turma.

Ações do professor

  • Fornecer o link do texto ou vídeo explicativo sobre pronomes interrogativos;
  • Orientar as discussões em grupo e esclarecer possíveis dúvidas;
  • Disponibilizar exemplos práticos de como preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Promover uma reflexão final sobre a importância dos pronomes interrogativos na comunicação;
  • Avaliar o desempenho dos estudantes.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto explicativo sobre pronomes interrogativos antes da aula;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Produzir um texto utilizando pronomes interrogativos;
  • Preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade;
  • Apresentar o texto produzido para a turma.