Aula sobre Pronomes Pessoais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade de aprendizagem baseada em projetos sobre pronomes pessoais, os alunos serão desafiados a desenvolver sua habilidade em utilizar esses pronomes adequadamente em textos. A atividade envolverá a pesquisa sobre os diferentes tipos de pronomes pessoais, sua função e uso correto em contextos específicos. Os alunos serão organizados em grupos e terão a tarefa de criar um material educativo, como um guia, que explique de forma clara e criativa o uso dos pronomes pessoais. Além disso, eles serão incentivados a aplicar seus conhecimentos ao escrever textos próprios, em que deverão utilizar corretamente os pronomes pessoais. Ao longo da atividade, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe, estimular sua criatividade, aprimorar suas habilidades de comunicação escrita e refletir criticamente sobre a importância dos pronomes pessoais na construção de textos coerentes e compreensíveis.

  1. Etapa 1 - Entender

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um desafio central: criar um material educativo sobre o uso adequado dos pronomes pessoais em textos. Nessa etapa, os alunos farão pesquisas individuais para entender as características dos pronomes pessoais, suas funções e como utilizá-los corretamente em diferentes contextos. Disponibilize materiais didáticos, textos impressos e outros instrumentos que tragam repertório aos alunos.

  2. Etapa 2 - Planejar

    Em seus grupos, os alunos irão planejar o material educativo que irão desenvolver. Eles precisarão definir o formato (pode ser um folheto, um vídeo, uma apresentação de slides, etc.) e organizar as informações de maneira clara e didática. Nesse processo, é importante que eles discutam estratégias para engajar o público-alvo e tornar o aprendizado sobre pronomes pessoais mais interessante.

  3. Etapa 3 - Desenvolver

    Com o plano definido, os alunos iniciarão a criação do material educativo. Cada membro do grupo terá uma função específica, como pesquisa adicional, redação, design gráfico, gravação de vídeos, entre outros. Forneça orientações e feedback ao longo do processo, auxiliando no aprimoramento do trabalho.

  4. Etapa 4 - Compartilhar

    Após a finalização do material educativo, cada grupo irá compartilhar sua produção com a turma. Eles poderão fazer uma apresentação oral, exibir um vídeo ou disponibilizar o material para todos. Durante as apresentações, os alunos terão a oportunidade de explicar o conteúdo criado e tirar dúvidas dos colegas.

  5. Etapa 5 - Aplicar

    Por fim, os materiais educativos desenvolvidos pelos grupos serão disponibilizados em um ambiente virtual (como um site da turma) ou impressos para serem utilizados pelos alunos em momentos de estudo e revisão. Se possível, disponibilize cópias dos materiais produzidos pelos alunos na biblioteca da escola, para que outras turmas tenham acesso ao conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes pessoais adequadamente em textos;
  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Promover o pensamento crítico;
  • Incentivar a colaboração entre os alunos;
  • Integrar a teoria e a prática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas do projeto;
  • Compreensão adequada dos conceitos e regras relacionados aos pronomes pessoais;
  • Qualidade do material educativo produzido (clareza, organização, criatividade);
  • Habilidade em aplicar os conhecimentos adquiridos ao utilizar pronomes pessoais adequadamente em textos próprios.

Ações do professor

  • Introduzir o tema, apresentar conceitos-chave e fornecer exemplos práticos;
  • Orientar os alunos durante a pesquisa, planejamento e desenvolvimento do projeto;
  • Oferecer feedback e direcionamento ao longo do processo;
  • Promover a discussão e troca de ideias entre os grupos;
  • Avaliar e fornecer feedback final sobre as produções dos grupos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas individuais sobre pronomes pessoais;
  • Colaborar e participar ativamente nas discussões e atividades do grupo;
  • Planejar e desenvolver o material educativo em conjunto;
  • Apresentar sua produção para a turma;
  • Utilizar os conhecimentos adquiridos sobre pronomes pessoais em textos pessoais.