Aula sobre Pronomes Pessoais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade de aprendizagem entre pares sobre pronomes pessoais, os alunos terão a oportunidade de desenvolver sua habilidade em utilizar esses pronomes de forma adequada, ao mesmo tempo em que são estimulados a serem criativos e pensarem criticamente. Divididos em pares, eles irão trabalhar em diferentes atividades, como a criação de uma história utilizando os pronomes pessoais e o preenchimento de lacunas em frases. Ao final, os alunos terão a oportunidade de apresentar suas produções, demonstrando o uso correto dos pronomes pessoais e consolidando seu aprendizado.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Introduza o tema dos pronomes pessoais, explicando sua função na comunicação e fornecendo exemplos. Os alunos são divididos em duplas e recebem um conjunto de cartões com diferentes pronomes pessoais.

  2. Etapa 2 - Exploração criativa

    As duplas são desafiadas a criar uma história utilizando os pronomes pessoais presentes nos cartões. Eles podem usar sua criatividade para desenvolver uma narrativa interessante, em que os pronomes pessoais sejam utilizados de forma adequada. Incentive a discussão entre os pares, a troca de ideias e o pensamento crítico na elaboração da história.

  3. Etapa 3 - Revisão e feedback

    Após a criação da história, as duplas compartilham suas produções com os demais colegas. Cada dupla apresenta sua história, destacando o uso correto dos pronomes pessoais. Os demais alunos têm a oportunidade de fazer perguntas, oferecer sugestões e fornecer feedback construtivo.

  4. Etapa 4 - Reforço das habilidades

    Em seguida, proponha uma atividade de reforço das habilidades com pronomes pessoais. As duplas recebem uma série de frases com lacunas que devem ser preenchidas com os pronomes pessoais adequados. Eles trabalham juntos para completar as frases corretamente, aplicando o conhecimento adquirido na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Discussão e reflexão

    Para finalizar a atividade, os alunos se reúnem em um momento de discussão e reflexão coletiva. Conduza uma conversa em que os alunos são encorajados a compartilhar suas experiências, dificuldades e aprendizados sobre o uso dos pronomes pessoais. Eles são incentivados a refletir sobre a importância de utilizar os pronomes pessoais de forma correta e aprimorar suas habilidades nessa área.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar os pronomes pessoais de forma adequada;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de histórias utilizando os pronomes pessoais;
  • Promover o pensamento crítico dos alunos ao refletir sobre o uso dos pronomes pessoais e sua importância na comunicação;
  • Fomentar a aprendizagem colaborativa e o trabalho em pares;
  • Reforçar as habilidades dos alunos na aplicação dos pronomes pessoais em diferentes contextos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes pessoais nas atividades propostas;
  • Criatividade na elaboração da história utilizando os pronomes pessoais;
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante as discussões em pares e em grupo;
  • Habilidade em preencher corretamente as lacunas com os pronomes pessoais nas frases propostas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema dos pronomes pessoais e explicar sua importância na comunicação;
  • Dividir os alunos em pares e fornecer os materiais necessários para as atividades;
  • Facilitar as discussões em pares e em grupo, fornecendo orientações e esclarecimentos;
  • Promover a reflexão sobre o uso adequado dos pronomes pessoais e sua importância na comunicação;
  • Dar feedback construtivo aos alunos durante a apresentação das histórias e na correção das frases.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em pares e em grupo, compartilhando ideias e oferecendo feedback construtivo;
  • Criar uma história utilizando os pronomes pessoais de forma adequada, estimulando a criatividade;
  • Trabalhar em conjunto para preencher corretamente as lacunas nas frases propostas;
  • Refletir sobre o uso dos pronomes pessoais e buscar aprimorar suas habilidades nessa área;
  • Apresentar suas produções para os demais colegas, demonstrando o uso correto dos pronomes pessoais.