Aula sobre Pronomes Pessoais
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os pronomes pessoais são palavras que representam as pessoas que participam de um discurso, seja na primeira, segunda ou terceira pessoa. Eles são fundamentais para a coesão e a clareza da comunicação, pois permitem que o texto seja mais fluido e fácil de entender. Por exemplo, ao invés de repetir o nome de uma pessoa várias vezes em um texto, podemos utilizar um pronome pessoal para substituí-lo. Nesta atividade, será utilizada a metodologia design sprint para que os alunos criem um template de 5 etapas para desenvolver um texto utilizando os pronomes pessoais de forma adequada.
Etapa 1 - Entender
Inicie a atividade explicando o que são pronomes pessoais e suas funções no texto. Em seguida, peça para que os alunos pesquisem e anotem exemplos de textos que utilizam pronomes pessoais de forma correta. Caso não seja possível realizar a pesquisa de forma on-line, disponibilize os textos de forma impressa.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um esboço de um texto, utilizando pronomes pessoais de forma adequada. Fique disponível para tirar dúvidas e auxiliar os grupos.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve criar o seu esboço, e juntos devem decidir qual será o texto final a ser desenvolvido. Incentive o debate e a troca de ideias entre os alunos.Etapa 4 - Prototipar
Com a ideia do texto definida, os grupos devem começar a desenvolver o texto, utilizando os pronomes pessoais de forma adequada. Auxilie os alunos na construção do texto.Etapa 5 - Testar
Os grupos devem apresentar seu texto final para a turma, e juntos devem analisar se os pronomes pessoais foram utilizados de forma adequada. Incentive a reflexão sobre os acertos e erros na utilização dos pronomes pessoais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade em utilizar recursos de coesão referencial e semântica;
- Desenvolvimento da habilidade em representar diferentes vozes;
- Estímulo ao trabalho em grupo e à troca de ideias;
- Desenvolvimento da habilidade de argumentação;
- Estímulo à criatividade na construção de textos.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos pronomes pessoais;
- Coesão e coerência do texto;
- Estruturação do texto;
- Uso correto da gramática;
- Participação e envolvimento dos alunos na atividade.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e didática os conceitos relacionados aos pronomes pessoais;
- Estimular a participação e a troca de ideias entre os alunos;
- Ficar disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos na construção do texto;
- Incentivar a reflexão sobre os acertos e erros na utilização dos pronomes pessoais;
- Avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e anotar exemplos de textos que utilizam pronomes pessoais de forma correta;
- Trabalhar em grupo para criar um esboço de texto;
- Participar do debate e da decisão sobre o texto final a ser desenvolvido;
- Desenvolver o texto final, utilizando os pronomes pessoais de forma adequada;
- Apresentar o texto final para a turma e analisar os acertos e erros na utilização dos pronomes pessoais.