Aula sobre Pronomes Pessoais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os pronomes pessoais são palavras que representam as pessoas que participam de um discurso, seja na primeira, segunda ou terceira pessoa. Eles são fundamentais para a coesão e a clareza da comunicação, pois permitem que o texto seja mais fluido e fácil de entender. Por exemplo, ao invés de repetir o nome de uma pessoa várias vezes em um texto, podemos utilizar um pronome pessoal para substituí-lo. Nesta atividade, será utilizada a metodologia design sprint para que os alunos criem um template de 5 etapas para desenvolver um texto utilizando os pronomes pessoais de forma adequada.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade explicando o que são pronomes pessoais e suas funções no texto. Em seguida, peça para que os alunos pesquisem e anotem exemplos de textos que utilizam pronomes pessoais de forma correta. Caso não seja possível realizar a pesquisa de forma on-line, disponibilize os textos de forma impressa.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um esboço de um texto, utilizando pronomes pessoais de forma adequada. Fique disponível para tirar dúvidas e auxiliar os grupos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve criar o seu esboço, e juntos devem decidir qual será o texto final a ser desenvolvido. Incentive o debate e a troca de ideias entre os alunos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com a ideia do texto definida, os grupos devem começar a desenvolver o texto, utilizando os pronomes pessoais de forma adequada. Auxilie os alunos na construção do texto.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seu texto final para a turma, e juntos devem analisar se os pronomes pessoais foram utilizados de forma adequada. Incentive a reflexão sobre os acertos e erros na utilização dos pronomes pessoais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade em utilizar recursos de coesão referencial e semântica;
  • Desenvolvimento da habilidade em representar diferentes vozes;
  • Estímulo ao trabalho em grupo e à troca de ideias;
  • Desenvolvimento da habilidade de argumentação;
  • Estímulo à criatividade na construção de textos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos pronomes pessoais;
  • Coesão e coerência do texto;
  • Estruturação do texto;
  • Uso correto da gramática;
  • Participação e envolvimento dos alunos na atividade.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática os conceitos relacionados aos pronomes pessoais;
  • Estimular a participação e a troca de ideias entre os alunos;
  • Ficar disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos na construção do texto;
  • Incentivar a reflexão sobre os acertos e erros na utilização dos pronomes pessoais;
  • Avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e anotar exemplos de textos que utilizam pronomes pessoais de forma correta;
  • Trabalhar em grupo para criar um esboço de texto;
  • Participar do debate e da decisão sobre o texto final a ser desenvolvido;
  • Desenvolver o texto final, utilizando os pronomes pessoais de forma adequada;
  • Apresentar o texto final para a turma e analisar os acertos e erros na utilização dos pronomes pessoais.