Aula sobre Pronomes Pessoais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A atividade proposta consiste em um estudo de caso sobre o tema dos pronomes pessoais, que visa desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e corrigir erros comuns no uso desses pronomes. O estudo de caso apresentará situações em que os pronomes pessoais foram empregados de forma inadequada, desafiando os alunos a analisarem os contextos e identificarem os erros. A partir disso, os alunos serão divididos em grupos para discutirem e elaborarem soluções corretas, embasadas nas regras gramaticais. A atividade estimula a participação ativa dos alunos, a pesquisa autônoma, o trabalho colaborativo e a capacidade de argumentação. Ao final, os grupos apresentarão suas soluções e haverá um momento de reflexão sobre a importância do uso adequado dos pronomes pessoais na comunicação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do caso

    Apresente aos alunos um estudo de caso envolvendo situações em que o uso adequado dos pronomes pessoais é essencial. O caso pode ser uma conversa entre personagens em que ocorrem trocas de pronomes inadequadas, levando a mal-entendidos e confusões.

  2. Etapa 2 - Análise do caso

    Os alunos são divididos em grupos para analisar o caso, identificar os erros nos usos dos pronomes pessoais e discutir as possíveis consequências desses erros na comunicação. Eles devem também identificar as regras gramaticais relacionadas ao uso correto dos pronomes pessoais.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e discussão

    Os grupos realizam pesquisas em livros didáticos, materiais online ou dicionários para aprofundar seus conhecimentos sobre as regras de uso dos pronomes pessoais. Em seguida, eles discutem em grupo as informações encontradas e compartilham suas descobertas.

  4. Etapa 4 - Elaboração de soluções

    Cada grupo elabora soluções para corrigir os erros de uso dos pronomes pessoais no caso apresentado. Eles devem criar diálogos ou textos alternativos, utilizando corretamente os pronomes pessoais, e justificar suas escolhas com base nas regras gramaticais.

  5. Etapa 5 - Apresentação e debate

    Os grupos apresentam suas soluções para a turma, explicando as mudanças feitas nos diálogos ou textos originais e demonstrando o uso correto dos pronomes pessoais. Após cada apresentação, ocorre um debate para discutir as diferentes abordagens e soluções apresentadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão e conclusão

    Em uma discussão final, o professor orienta os alunos a refletirem sobre a importância do uso adequado dos pronomes pessoais na comunicação e nas relações interpessoais. Eles devem destacar as principais aprendizagens adquiridas durante a atividade e como podem aplicá-las em seu próprio uso da língua.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar e corrigir erros de uso dos pronomes pessoais;
  • Promover a pesquisa e o estudo autônomo para aprofundar o conhecimento gramatical sobre os pronomes pessoais;
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo na análise e solução de problemas linguísticos;
  • Incentivar a reflexão sobre a importância do uso adequado dos pronomes pessoais na comunicação;
  • Aprimorar a habilidade de argumentação e justificativa com base em regras gramaticais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa;
  • Correção dos erros;
  • Justificativa das soluções;
  • Qualidade das apresentações.

Ações do professor

  • Apresentar o estudo de caso aos alunos, explicando a importância do tema e os objetivos da atividade;
  • Orientar os alunos na análise do caso, esclarecendo dúvidas e estimulando o debate em grupo;
  • Oferecer materiais de apoio, como livros didáticos, dicionários e recursos online, para auxiliar os alunos na pesquisa sobre as regras de uso dos pronomes pessoais;
  • Monitorar as discussões e intervir quando necessário, fornecendo orientações adicionais e esclarecendo conceitos gramaticais;
  • Promover a socialização das soluções dos grupos, facilitando a apresentação das diferentes abordagens e estimulando o debate entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo, contribuindo com ideias, argumentos e exemplos;
  • Realizar pesquisas individuais ou em grupo para aprofundar o conhecimento sobre as regras de uso dos pronomes pessoais;
  • Identificar os erros de uso dos pronomes pessoais no estudo de caso e propor soluções adequadas, baseadas nas regras gramaticais;
  • Elaborar apresentações claras e criativas das soluções encontradas, justificando as escolhas feitas e demonstrando o uso correto dos pronomes pessoais;
  • Participar do debate e da reflexão final, compartilhando as aprendizagens adquiridas durante a atividade.