Aula sobre Pronomes Pessoais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade explicando o que são pronomes pessoais e para que servem. Em seguida, faça uma breve revisão dos pronomes pessoais do caso reto e oblíquo, usando exemplos práticos e didáticos.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Conhecendo os pronomes pessoaisOs alunos recebem cartões com frases contendo pronomes pessoais e são convidados a identificar e classificar o pronome conforme a pessoa (primeira, segunda ou terceira). Os alunos discutem e compartilham suas respostas.
Estação 2 - Aplicando os pronomes pessoais
Os alunos recebem folhas de papel e canetas. Proponha que os alunos escrevam uma breve narrativa utilizando pronomes pessoais de forma adequada. Os alunos têm um tempo determinado para escrever suas narrativas, aplicando os pronomes pessoais conforme as regras gramaticais.
Estação 3 - Refletindo sobre a importância dos pronomes pessoais
Os alunos participam de uma discussão em grupo sobre a importância dos pronomes pessoais na comunicação e como seu uso adequado pode evitar mal-entendidos. Apresente situações em que os pronomes não foram usados corretamente, em textos ou diálogos, e convide os alunos a corrigirem as inadequações.
Etapa 3 - Socialização
Ao final das atividades, os alunos se reunirão em roda para compartilhar suas produções e discutir sobre as dificuldades e aprendizados adquiridos ao longo da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a compreensão dos pronomes pessoais e suas diferentes formas;
- Aprimorar a habilidade dos alunos em identificar e classificar os pronomes pessoais conforme a pessoa;
- Promover a prática do uso correto dos pronomes pessoais em diferentes contextos;
- Estimular a reflexão sobre a importância dos pronomes pessoais na comunicação.
Critérios de avaliação
- Precisão na identificação e classificação dos pronomes pessoais;
- Correção gramatical na aplicação dos pronomes pessoais nas narrativas escritas;
- Participação ativa nas discussões em grupo, contribuindo com exemplos e reflexões pertinentes;
- Cooperação e colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar uma explicação clara e concisa sobre os pronomes pessoais;
- Fornecer cartões com frases contendo pronomes pessoais para a atividade de identificação e classificação;
- Orientar os alunos na produção das narrativas, esclarecendo dúvidas e oferecendo suporte quando necessário;
- Facilitar a discussão em grupo, estimulando a participação de todos os alunos e promovendo a reflexão sobre a importância dos pronomes pessoais na comunicação.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade de identificação e classificação dos pronomes pessoais nos cartões;
- Escrever narrativas utilizando os pronomes pessoais de forma correta;
- Colaborar e interagir com os colegas durante as discussões em grupo, compartilhando experiências e opiniões;
- Contribuir com exemplos e reflexões pertinentes durante as discussões sobre a importância dos pronomes pessoais na comunicação.