Aula sobre Pronomes Possessivos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os pronomes possessivos são palavras que indicam a quem pertence algo ou alguém. Esse tema é muito presente no cotidiano dos estudantes, seja em casa, na escola ou em outras situações. Por exemplo, quando dizemos "meu livro", "sua caneta" ou "nosso time", estamos utilizando pronomes possessivos. O objetivo deste material é trabalhar a habilidade de utilizar esses pronomes de forma adequada na produção de texto, utilizando recursos de coesão referencial e representação de diferentes vozes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus objetivos, explicando o que são os pronomes possessivos e para que eles servem. Em seguida, solicite aos alunos que realizem uma atividade em grupo para identificar exemplos de pronomes possessivos em textos que serão distribuídos.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um problema relacionado aos pronomes possessivos. Por exemplo: "Como utilizar os pronomes possessivos de forma adequada em uma carta de apresentação?" Cada grupo deverá apresentar seu problema para a turma.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos irão trabalhar na geração de alternativas para o problema proposto. Eles deverão pensar em diferentes formas de utilizar os pronomes possessivos na situação apresentada. Circule pela sala para orientar e ajudar os grupos.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo irá apresentar sua solução para o problema proposto e os demais alunos poderão fazer comentários e sugestões.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e dos objetivos alcançados. Os alunos poderão fazer comentários e sugestões sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes possessivos de forma adequada.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos de coesão referencial em textos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em representar diferentes vozes em textos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos pronomes possessivos em textos produzidos pelos alunos.
  • Utilização adequada de recursos de coesão referencial em textos produzidos pelos alunos.
  • Utilização adequada de mecanismos de representação de diferentes vozes em textos produzidos pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema e seus objetivos.
  • Orientar e ajudar os alunos na realização das atividades.
  • Fazer uma revisão do que foi aprendido na aula e dos objetivos alcançados.

Ações do aluno

  • Identificar exemplos de pronomes possessivos em textos.
  • Trabalhar em grupo na criação de um problema relacionado aos pronomes possessivos.
  • Trabalhar em grupo na geração de alternativas e soluções para o problema proposto.