Aula sobre Pronomes Possessivos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Neste material, vamos trabalhar os pronomes possessivos por meio da Aprendizagem Entre Pares. Os pronomes possessivos são utilizados para indicar a quem pertence algo. Por exemplo, "minha caneta", "seu lápis", "nossa escola". É importante que os alunos compreendam como utilizar corretamente esses pronomes para criar textos coerentes e coesos. Para isso, os eles irão criar um mapa conceitual que ajudará na organização das informações e na compreensão do tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique como os pronomes possessivos são utilizados na língua portuguesa. Apresente exemplos práticos do uso desses pronomes.Etapa 2 - Criação do Mapa Conceitual
Os alunos serão divididos em duplas e deverão criar um mapa conceitual sobre os pronomes possessivos contendo uma ideia central e 4 sub-ideias. O mapa deve ser criado em uma folha de papel sulfite e deve ser bem colorido e organizado.Etapa 3 - Apresentação dos Mapas Conceituais
Cada dupla deverá apresentar o seu mapa conceitual para a turma e explicar o que cada sub-ideia representa.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma conclusão da aula, destacando os pontos principais trabalhados durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os pronomes possessivos.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a participação e a colaboração entre os alunos na realização da atividade.
Critérios de avaliação
- Correção gramatical no uso dos pronomes possessivos.
- Clareza e organização do mapa conceitual.
- Participação e colaboração durante a atividade.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e os objetivos da atividade.
- Orientar os alunos durante a criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Escolher um tema relacionado aos pronomes possessivos para aprofundar.
- Criar um mapa conceitual bem organizado e colorido.
- Participar ativamente das apresentações dos mapas conceituais.