Aula sobre Pronomes Possessivos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Pronomes possessivos são palavras que indicam uma relação de posse entre pessoas, objetos ou lugares. Eles são muito usados no cotidiano, como quando dizemos "meu livro", "seu celular", "nossa casa", entre outros. Neste material, utilizaremos o Design Sprint para aprender a utilizar os pronomes possessivos corretamente em produções textuais.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente para a turma o conceito de pronomes possessivos, explicando como utilizá-los corretamente em uma frase. Use exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Em grupos, os alunos irão discutir e anotar diferentes situações em que os pronomes possessivos podem ser utilizados. Cada grupo deverá escolher uma situação para desenvolver em sua atividade.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar a situação escolhida e, em conjunto com a turma, decidir qual será o foco do texto a ser produzido. Um registro das ideias deverá ser feito no quadro.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão produzir um texto utilizando os pronomes possessivos de forma correta e coerente com a situação escolhida. Oriente os alunos durante o processo de escrita.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os textos produzidos serão compartilhados com a turma e serão feitas análises críticas sobre a utilização dos pronomes possessivos em cada texto. Avalie e dê feedbacks individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os pronomes possessivos em suas produções textuais;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na produção dos textos;
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexão sobre as produções textuais.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes possessivos;
  • Coerência e coesão do texto produzido;
  • Criatividade e originalidade na produção do texto.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de pronomes possessivos e seus usos corretos;
  • Auxiliar os alunos durante o processo de escrita;
  • Avaliar e dar feedbacks individuais para cada aluno.

Ações do aluno

  • Discutir e anotar diferentes situações em que os pronomes possessivos podem ser utilizados;
  • Produzir um texto utilizando os pronomes possessivos de forma correta e coerente com a situação escolhida;
  • Analisar criticamente as produções textuais dos colegas e refletir sobre seus próprios textos.