Aula sobre Pronomes Possessivos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os pronomes possessivos são muito importantes para a comunicação. Eles indicam a quem pertence algo e podem substituir nomes, evitando a repetição excessiva e tornando o texto mais fluido. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a Gamificação, e os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre pronomes possessivos. Com isso, os alunos irão se divertir enquanto aprendem.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o conceito de pronomes possessivos e dê exemplos de como eles são utilizados em textos escritos. Em seguida, explique a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um tema para criar seu jogo de perguntas e afirmações. Os temas podem ser: animais, esportes, profissões, entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema escolhido. As perguntas devem estar relacionadas aos pronomes possessivos, como "Qual é o pronome possessivo adequado para usar com um cachorro que pertence a mim?", e as afirmações devem conter exemplos práticos sobre o uso dos pronomes, como "Eu tenho um cachorro e o seu nome é Rex". Os alunos devem criar ações em cima das afirmações (exemplo: jogo do Troca - “Eu tenho um gato e o seu nome é Dino” ou “Maria tem um coelho e o seu nome é Li”.

  4. Etapa 4 - Preparação do jogo

    Os grupos irão preparar o jogo, que pode ser em formato de tabuleiro ou de cartas soltas. O jogo deve ter um objetivo claro e as regras devem estar bem definidas.

  5. Etapa 5 - Jogando o jogo

    Os grupos irão jogar uns contra os outros, testando seus conhecimentos sobre pronomes possessivos. Observe o desempenho de cada grupo e dê feedbacks durante o jogo.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Ao final do jogo, os alunos farão uma reflexão sobre a importância dos pronomes possessivos na comunicação escrita e como o jogo pode ajudar a fixar o conteúdo.

  7. Etapa 7 - Produção textual

    Os alunos serão convidados a escrever um pequeno texto utilizando pronomes possessivos em contextos adequados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar pronomes possessivos;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de jogos;
  • Promover o trabalho em grupo e a interação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo;
  • Clareza e objetividade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos;
  • Desempenho dos alunos durante a jogabilidade;
  • Qualidade da reflexão realizada pelos alunos ao final do jogo;
  • Coesão e clareza na produção textual.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de pronomes possessivos de forma clara e objetiva;
  • Orientar e acompanhar a criação do jogo pelos grupos;
  • Observar o desempenho dos alunos durante o jogo e dar feedbacks;
  • Estimular a reflexão sobre a importância dos pronomes possessivos na comunicação escrita;
  • Avaliar a produção textual dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo;
  • Criar perguntas e afirmações claras e objetivas;
  • Jogar o jogo com atenção e responsabilidade;
  • Refletir sobre a importância dos pronomes possessivos na comunicação escrita;
  • Produzir um texto coeso e claro utilizando pronomes possessivos.