Aula sobre Pronomes Possessivos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os pronomes possessivos indicam a posse de algo e são muito usados na língua portuguesa (exemplos: "o meu livro", "a sua caneta", "os nossos amigos", "as suas irmãs"). É importante que os alunos compreendam o uso correto dos pronomes possessivos para escrever textos coesos e coerentes. Neste material, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, e os alunos irão criar e desenvolver atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância do uso correto dos pronomes possessivos na produção de textos. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o uso dos pronomes possessivos.

  2. Etapa 2 - Rotação

    Estação 1

    Nesta estação, os alunos irão criar frases utilizando os pronomes possessivos corretamente.

    Estação 2

    Nesta estação, os alunos irão ler um texto e identificar os pronomes possessivos utilizados. Disponibilize o texto, e os alunos deverão, individualmente, identificar os pronomes possessivos e escrevê-los em um papel.

    Estação 3

    Nesta estação, os alunos irão produzir um texto utilizando pronomes possessivos. Você pode disponibilizar um tema ou deixar livre.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Solicite os alunos que apresentem o texto produzido na Estação 3. Cada aluno deverá ler seu texto e os colegas deverão identificar os pronomes possessivos utilizados corretamente e apontar possíveis erros.

  4. Etapa 4 - Fechamento

    Faça um resumo da aula e reforce a importância do uso correto dos pronomes possessivos na produção de textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes possessivos corretamente;
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de textos;
  • Incentivar a cooperação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes possessivos;
  • Coesão e coerência do texto produzido;
  • Criatividade na produção do texto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância;
  • Disponibilizar materiais e recursos necessários para as atividades;
  • Orientar e auxiliar os alunos nas atividades desenvolvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar frases e textos utilizando pronomes possessivos corretamente;
  • Cooperação e colaboração com os colegas.