Aula sobre Pronomes Possessivos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os pronomes possessivos são palavras que indicam a posse de algo. Eles são muito utilizados no cotidiano, seja na comunicação oral ou escrita. É importante que os alunos aprendam a utilização correta desses pronomes para que possam se comunicar de maneira eficiente e clara. Neste material, utilizaremos a metodologia Sala de Aula Invertida e os alunos criarão um mapa conceitual sobre os pronomes possessivos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são pronomes possessivos e a sua importância na comunicação. Em seguida, apresente um exemplo prático de uso dos pronomes em uma situação cotidiana.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Em casa, os alunos devem assistir a um vídeo ou ler um texto explicativo sobre pronomes possessivos. Em seguida, eles devem anotar suas dúvidas e curiosidades sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos devem trabalhar em grupos de três para criar um mapa conceitual sobre os pronomes possessivos. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos podem utilizar o quadro branco ou uma folha A3 para desenhar o mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos durante a apresentação.

  5. Etapa 5 - Exercício prático

    Disponibilize um exercício prático para os alunos aplicarem o que aprenderam sobre pronomes possessivos. O exercício pode ser um jogo de palavras cruzadas ou um texto para preencher com os pronomes corretos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos, em roda, devem refletir sobre a aula e compartilhar as principais aprendizagens que tiveram sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância dos pronomes possessivos na comunicação e incentivando a prática fora da sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar pronomes;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Incentivar a autonomia e o protagonismo dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes possessivos;
  • Criatividade e clareza na elaboração do mapa conceitual;
  • Participação ativa e colaboração durante a aula.

Ações do professor

  • Disponibilizar o vídeo ou texto explicativo previamente;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Disponibilizar exercícios práticos para aplicação do conteúdo.

Ações do aluno

  • Estudar o texto ou vídeo explicativo previamente;
  • Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual;
  • Participar ativamente das atividades propostas durante a aula.