Aula sobre Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A atividade proposta procura aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o uso dos pronomes relativos, proporcionando uma aprendizagem ativa e colaborativa. Por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em grupos, discutindo e analisando diferentes exemplos e situações relacionadas ao tema. Eles serão desafiados a identificar e utilizar corretamente os pronomes relativos em contextos diversos, aplicando-os em produções escritas. Além disso, a atividade promoverá a reflexão sobre a importância e a função dos pronomes relativos na construção de textos coesos e fluentes. Os alunos terão a chance de exercitar habilidades de revisão e feedback construtivo, colaborando para o aprimoramento mútuo de suas produções. Ao final, espera-se que os alunos tenham ampliado sua competência linguística e se sintam mais seguros na utilização dos pronomes relativos em suas produções textuais.

  1. Etapa 1 - Distribuição dos materiais

    Divida os alunos em duplas e entregue a eles uma lista de exercícios contendo frases com lacunas para preencher com pronomes relativos adequados. Certifique-se de que as frases ofereçam diferentes contextos e desafios para os alunos.

  2. Etapa 2 - Troca de exercícios

    Cada dupla receberá o exercício do outro par para revisar. Dessa forma, eles terão a oportunidade de analisar e discutir as respostas um do outro, proporcionando uma aprendizagem colaborativa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após resolverem os exercícios, reúna a turma em um grande grupo para discutir as respostas e esclarecer possíveis dúvidas. Estimule os alunos a explicarem suas escolhas e a justificarem o uso dos pronomes relativos em cada contexto.

  4. Etapa 4 - Produção de textos

    Peça aos alunos que, individualmente, escrevam um pequeno texto utilizando pronomes relativos de forma correta e adequada. Eles podem escolher um tema de sua preferência ou seguir alguma proposta dada pelo professor. Incentive-os a utilizar uma variedade de pronomes relativos em seus textos.

  5. Etapa 5 - Revisão entre pares

    Agora, as duplas trocarão seus textos e realizarão a revisão e correção das produções um do outro, destacando o uso dos pronomes relativos e oferecendo sugestões de melhoria.

  6. Etapa 6 - Apresentação e feedback

    Para encerrar a atividade, os alunos terão a oportunidade de apresentar seus textos para a turma, compartilhando suas produções e recebendo feedback construtivo dos colegas e do professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades dos alunos com pronomes relativos em seus textos.
  • Compreender usos e funções dos pronomes relativos.
  • Estimular análise e reflexão sobre o uso da linguagem.
  • Fomentar colaboração e aprendizagem entre pares.
  • Estimular autonomia, responsabilidade e produção de textos com pronomes relativos.

Critérios de avaliação

  • Uso correto e adequado dos pronomes relativos nas respostas dos exercícios;
  • Coerência e coesão na produção de textos, utilizando pronomes relativos de forma eficiente;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na revisão entre pares.

Ações do professor

  • Explicar o conceito e a função dos pronomes relativos;
  • Preparar os materiais necessários, como os exercícios e as listas de correção;
  • Orientar os alunos durante as etapas da atividade, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação ativa;
  • Facilitar as discussões em grupo, estimulando o debate e fornecendo informações adicionais, se necessário;
  • Observar a participação e o engajamento dos alunos, oferecendo suporte individualizado quando necessário.

Ações do aluno

  • Trabalhar em pares, colaborando e discutindo as respostas dos exercícios;
  • Resolver os exercícios propostos, identificando os pronomes relativos adequados para cada contexto;
  • Participar das discussões em grupo, compartilhando suas respostas e ouvindo as contribuições dos colegas;
  • Produzir um texto individual utilizando pronomes relativos corretamente;
  • Revisar e oferecer feedback construtivo aos textos dos colegas.