Aula sobre Pronomes Relativos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A atividade proposta utiliza a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes relativos de forma correta e adequada em seus textos. Ao longo das etapas do processo - entender, esboçar, decidir, prototipar e testar - os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos de forma prática e criativa. Eles trabalharão em equipes, colaborando entre si para criar soluções inovadoras e funcionais. O objetivo é estimular a criatividade, a resolução de problemas e a reflexão sobre a importância dos pronomes relativos na construção de textos coesos e coerentes. Ao final, os alunos terão não apenas a compreensão teórica dos pronomes relativos, mas também a capacidade de aplicá-los de forma efetiva em suas produções textuais.
Etapa 1 - Entender
Apresente aos alunos o tema "pronomes relativos" e explique sua importância na construção de textos coesos e claros. Promova uma discussão em grupo sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação aos pronomes relativos. Faça uma breve explanação sobre os diferentes tipos de pronomes relativos e suas funções na construção do sentido nas frases.Etapa 2 - Esboçar
Divida os alunos em equipes e forneça a cada equipe um conjunto de situações reais que exigem o uso de pronomes relativos. Peça para que cada equipe elabore um esboço de como eles resolveriam cada situação, fazendo uso adequado dos pronomes relativos. Incentive a criatividade e a discussão entre os membros da equipe durante essa etapa.Etapa 3 - Decidir
Cada equipe deverá apresentar seu esboço para toda a turma. Após as apresentações, promova uma discussão em grupo para avaliar e selecionar as melhores soluções propostas por cada equipe. Juntos, decidam qual a abordagem mais adequada e eficiente para cada situação.Etapa 4 - Prototipar
Com base nas decisões tomadas, as equipes devem criar protótipos de textos utilizando os pronomes relativos de forma correta e adequada. Incentive a utilização de recursos visuais, como diagramas, esquemas ou infográficos, para tornar os protótipos mais claros e compreensíveis.Etapa 5 - Testar
Realize uma sessão de testes em que as equipes trocam seus textos entre si. Cada equipe deverá analisar e fornecer feedbacks sobre os textos das outras equipes, avaliando a clareza, coesão e adequação dos pronomes relativos utilizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes relativos de forma correta e adequada em seus textos;
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos;
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
- Reforçar o entendimento teórico sobre pronomes relativos por meio da aplicação prática.
Critérios de avaliação
- Utilização correta e adequada dos pronomes relativos nas soluções propostas;
- Criatividade e originalidade na elaboração dos esboços e protótipos;
- Coerência e coesão dos textos produzidos;
- Participação ativa nas discussões em grupo e troca de feedbacks construtivos.
Ações do professor
- Apresentar o tema dos pronomes relativos e fornecer orientações claras sobre as etapas da atividade;
- Facilitar as discussões em grupo, esclarecer dúvidas e fornecer suporte aos alunos;
- Promover a troca de conhecimentos entre os alunos e estimular a reflexão sobre as soluções apresentadas;
- Avaliar os protótipos e os feedbacks dos alunos, fornecendo orientações para aprimoramento.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando conhecimentos e ideias;
- Elaborar esboços criativos e soluções práticas para as situações propostas;
- Colaborar com os membros da equipe na criação dos protótipos;
- Trocar feedbacks construtivos com outras equipes e analisar os protótipos recebidos;
- Demonstrar engajamento e participação nas atividades propostas.