Aula sobre Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A atividade proposta utiliza a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes relativos de forma correta e adequada em seus textos. Ao longo das etapas do processo - entender, esboçar, decidir, prototipar e testar - os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos de forma prática e criativa. Eles trabalharão em equipes, colaborando entre si para criar soluções inovadoras e funcionais. O objetivo é estimular a criatividade, a resolução de problemas e a reflexão sobre a importância dos pronomes relativos na construção de textos coesos e coerentes. Ao final, os alunos terão não apenas a compreensão teórica dos pronomes relativos, mas também a capacidade de aplicá-los de forma efetiva em suas produções textuais.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o tema "pronomes relativos" e explique sua importância na construção de textos coesos e claros. Promova uma discussão em grupo sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação aos pronomes relativos. Faça uma breve explanação sobre os diferentes tipos de pronomes relativos e suas funções na construção do sentido nas frases.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida os alunos em equipes e forneça a cada equipe um conjunto de situações reais que exigem o uso de pronomes relativos. Peça para que cada equipe elabore um esboço de como eles resolveriam cada situação, fazendo uso adequado dos pronomes relativos. Incentive a criatividade e a discussão entre os membros da equipe durante essa etapa.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada equipe deverá apresentar seu esboço para toda a turma. Após as apresentações, promova uma discussão em grupo para avaliar e selecionar as melhores soluções propostas por cada equipe. Juntos, decidam qual a abordagem mais adequada e eficiente para cada situação.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas decisões tomadas, as equipes devem criar protótipos de textos utilizando os pronomes relativos de forma correta e adequada. Incentive a utilização de recursos visuais, como diagramas, esquemas ou infográficos, para tornar os protótipos mais claros e compreensíveis.

  5. Etapa 5 - Testar

    Realize uma sessão de testes em que as equipes trocam seus textos entre si. Cada equipe deverá analisar e fornecer feedbacks sobre os textos das outras equipes, avaliando a clareza, coesão e adequação dos pronomes relativos utilizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes relativos de forma correta e adequada em seus textos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos;
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Reforçar o entendimento teórico sobre pronomes relativos por meio da aplicação prática.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta e adequada dos pronomes relativos nas soluções propostas;
  • Criatividade e originalidade na elaboração dos esboços e protótipos;
  • Coerência e coesão dos textos produzidos;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e troca de feedbacks construtivos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema dos pronomes relativos e fornecer orientações claras sobre as etapas da atividade;
  • Facilitar as discussões em grupo, esclarecer dúvidas e fornecer suporte aos alunos;
  • Promover a troca de conhecimentos entre os alunos e estimular a reflexão sobre as soluções apresentadas;
  • Avaliar os protótipos e os feedbacks dos alunos, fornecendo orientações para aprimoramento.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando conhecimentos e ideias;
  • Elaborar esboços criativos e soluções práticas para as situações propostas;
  • Colaborar com os membros da equipe na criação dos protótipos;
  • Trocar feedbacks construtivos com outras equipes e analisar os protótipos recebidos;
  • Demonstrar engajamento e participação nas atividades propostas.