Aula sobre Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade utilizando a metodologia ativa de Estudo de Caso sobre pronomes relativos, os alunos serão desafiados a aplicar seus conhecimentos teóricos em uma situação prática e real. Serão apresentados casos reais em que o uso dos pronomes relativos é fundamental para a compreensão e coesão dos textos. Os alunos, em grupos, deverão analisar os casos, identificar as informações relevantes, discutir possíveis soluções e elaborar textos que façam uso adequado dos pronomes relativos. A atividade busca desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar pronomes relativos de forma correta e adequada em seus textos, promovendo a reflexão crítica, a colaboração entre os estudantes e a autonomia no processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de pronomes relativos e sua importância na construção de textos. Os alunos são incentivados a compartilhar exemplos de pronomes relativos que conhecem.

  2. Etapa 2 - Apresentação do caso

    Apresente um caso fictício que envolve a utilização de pronomes relativos em um texto. O caso pode envolver uma história, uma situação problemática ou um desafio relacionado ao uso correto dos pronomes relativos.

  3. Etapa 3 - Análise do caso

    Os alunos são divididos em grupos e recebem o caso para análise. Eles devem identificar as passagens do texto em que há o uso de pronomes relativos e analisar como estão sendo empregados.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos se reúnem para discutir suas análises e trocar ideias sobre o uso correto e adequado dos pronomes relativos no caso apresentado.

  5. Etapa 5 - Resolução do caso

    Cada grupo apresenta suas conclusões e sugestões para a utilização correta dos pronomes relativos no texto do caso. Guie a discussão e fornece feedback sobre as respostas dos grupos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos são desafiados a escrever um texto utilizando pronomes relativos de forma correta e adequada. Eles podem utilizar o caso estudado como ponto de partida ou criar uma história original.

  7. Etapa 7 - Socialização e feedback

    Os alunos compartilham seus textos com a turma. Forneça feedback individual e coletivo sobre o uso dos pronomes relativos nos textos.

  8. Etapa 8 - Reflexão final

    Os alunos são convidados a refletir sobre o aprendizado adquirido durante a atividade e a importância dos pronomes relativos na escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades dos alunos com pronomes relativos em seus textos.
  • Estimular a análise de situações reais que envolvem pronomes relativos.
  • Promover colaboração e troca de ideias entre os alunos.
  • Incentivar reflexão crítica sobre a importância dos pronomes relativos na escrita.
  • Estimular produção de textos criativos e fornecer feedback para aprimoramento.

Critérios de avaliação

  • Uso correto e adequado dos pronomes relativos nos textos produzidos;
  • Participação ativa na discussão em grupo e na resolução do caso;
  • Clareza e coesão na escrita dos textos;
  • Reflexão sobre o aprendizado e a importância dos pronomes relativos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de pronomes relativos de forma clara e acessível;
  • Guiar a análise e discussão do caso;
  • Fornecer feedback durante as atividades práticas;
  • Estimular a participação ativa e a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Analisar e interpretar corretamente o caso apresentado;
  • Propor soluções e respostas para o uso adequado dos pronomes relativos;
  • Produzir textos utilizando pronomes relativos de forma correta e adequada;
  • Refletir sobre o aprendizado e a importância dos pronomes relativos na escrita.