Aula sobre Pronomes Relativos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema dos pronomes relativos e faça uma revisão dos pronomes pessoais e possessivos. Em seguida, apresente os objetivos da atividade e explique como a metodologia da Rotação por estações será aplicada.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - TeoriaNesta estação, os alunos terão acesso a uma apresentação em slides que explicará detalhadamente os pronomes relativos, suas regras de uso e exemplos práticos. Eles poderão interagir com a apresentação e tirar dúvidas com o professor.
Estação 2 - Exercícios
Na segunda estação, os alunos terão acesso a um conjunto de exercícios sobre pronomes relativos. Disponibilize um material com questões de diferentes níveis de dificuldade para que os alunos possam praticar e fixar o conteúdo.
Estação 3 - Produção textual
Na última estação, os alunos serão desafiados a produzir um pequeno texto utilizando os pronomes relativos. Forneça um tema e indique as regras que devem ser seguidas na produção do texto. Os alunos poderão utilizar o material da estação anterior para ajudar na produção.
Etapa 3 - Socialização dos textos
Ao final da atividade, os alunos serão convidados a socializar seus textos com a turma. Selecione alguns textos para serem lidos em voz alta ou pedir que os próprios alunos leiam seus textos. Em seguida, faça uma reflexão coletiva sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente os pronomes relativos;
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;
- Incentivar a criatividade e a produção textual dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos pronomes relativos;
- Qualidade e criatividade na produção textual;
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Capacidade de trabalho em grupo;
- Interesse e engajamento na atividade proposta.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos na realização das atividades propostas;
- Estimular a participação ativa dos alunos e a troca de ideias;
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos;
- Incentivar a criatividade e a produção textual dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Colaborar com os colegas de grupo;
- Realizar as atividades com dedicação e empenho;
- Apresentar dúvidas e questionamentos durante as atividades;
- Produzir um texto criativo e bem estruturado utilizando os pronomes relativos.