Aula sobre Pronomes Relativos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Pronomes relativos são palavras com a função de substituir um termo já mencionado na oração anterior, evitando a repetição desnecessária de palavras. Eles são muito utilizados em textos e discursos e ajudam a dar fluidez e coesão às ideias. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os pronomes relativos e como utilizá-los corretamente em seus textos. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Antes da atividade presencial sobre pronomes relativos, os alunos serão convidados a realizar uma atividade prévia em casa. A proposta é que eles pesquisem e selecionem três trechos curtos de textos, como notícias, contos ou trechos de livros, que contenham frases com palavras repetidas. Os alunos devem identificar as palavras repetidas e tentar reescrever as frases utilizando pronomes relativos, como "que", "quem", "onde", entre outros.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos pronomes relativos na construção de textos coesos e fluentes. Serão apresentados exemplos e os alunos farão uma breve discussão sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Exercícios em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de exercícios para praticar o uso de pronomes relativos. Eles deverão trabalhar juntos para identificar e usar corretamente os pronomes relativos em cada questão.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará sua resposta para a classe e o professor fará comentários e correções. Serão discutidos os acertos e os erros dos alunos e o professor irá esclarecer eventuais dúvidas.

  5. Etapa 5 - Template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena, e Que tal. Cada aluno deverá preencher o modelo com suas impressões sobre a atividade, levando em conta o que foi aprendido sobre pronomes relativos. O objetivo é que os alunos avaliem a própria aprendizagem e a atividade realizada.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a atividade e os alunos apresentarão seus templates de Dinâmica dos 3 Qs para a classe. Você pode fazer comentários sobre as avaliações e dar feedback para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos de coesão referencial;
  • Incentivar a participação dos alunos na construção do conhecimento;
  • Promover a avaliação formativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos pronomes relativos;
  • Participação ativa na atividade em grupo;
  • Avaliação reflexiva sobre a própria aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade;
  • Disponibilizar o vídeo-aula para os alunos assistirem em casa;
  • Fazer comentários e correções dos exercícios realizados pelos alunos;
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Dar feedback aos alunos sobre a atividade realizada.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula previamente;
  • Participar ativamente na atividade em grupo;
  • Avaliar a própria aprendizagem por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas durante a atividade;
  • Demonstrar interesse e engajamento na atividade proposta.