Aula sobre Pronomes Relativos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Pronomes relativos são palavras com a função de substituir um termo já mencionado na oração anterior, evitando a repetição desnecessária de palavras. Eles são muito utilizados em textos e discursos e ajudam a dar fluidez e coesão às ideias. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os pronomes relativos e como utilizá-los corretamente em seus textos. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Atividade prévia
Antes da atividade presencial sobre pronomes relativos, os alunos serão convidados a realizar uma atividade prévia em casa. A proposta é que eles pesquisem e selecionem três trechos curtos de textos, como notícias, contos ou trechos de livros, que contenham frases com palavras repetidas. Os alunos devem identificar as palavras repetidas e tentar reescrever as frases utilizando pronomes relativos, como "que", "quem", "onde", entre outros.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos pronomes relativos na construção de textos coesos e fluentes. Serão apresentados exemplos e os alunos farão uma breve discussão sobre o assunto.Etapa 3 - Exercícios em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de exercícios para praticar o uso de pronomes relativos. Eles deverão trabalhar juntos para identificar e usar corretamente os pronomes relativos em cada questão.Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará sua resposta para a classe e o professor fará comentários e correções. Serão discutidos os acertos e os erros dos alunos e o professor irá esclarecer eventuais dúvidas.Etapa 5 - Template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena, e Que tal. Cada aluno deverá preencher o modelo com suas impressões sobre a atividade, levando em conta o que foi aprendido sobre pronomes relativos. O objetivo é que os alunos avaliem a própria aprendizagem e a atividade realizada.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a atividade e os alunos apresentarão seus templates de Dinâmica dos 3 Qs para a classe. Você pode fazer comentários sobre as avaliações e dar feedback para os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos de coesão referencial;
- Incentivar a participação dos alunos na construção do conhecimento;
- Promover a avaliação formativa dos alunos.
Critérios de avaliação
- Uso correto dos pronomes relativos;
- Participação ativa na atividade em grupo;
- Avaliação reflexiva sobre a própria aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da atividade;
- Disponibilizar o vídeo-aula para os alunos assistirem em casa;
- Fazer comentários e correções dos exercícios realizados pelos alunos;
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Dar feedback aos alunos sobre a atividade realizada.
Ações do aluno
- Assistir a vídeo-aula previamente;
- Participar ativamente na atividade em grupo;
- Avaliar a própria aprendizagem por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Fazer perguntas e tirar dúvidas durante a atividade;
- Demonstrar interesse e engajamento na atividade proposta.