Aula sobre Pronuncia De Verbos Regulares No Passado
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A pronúncia dos verbos regulares no passado é uma habilidade importante para a compreensão do idioma inglês. Saber como pronunciar esses verbos é fundamental para a comunicação efetiva em inglês. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar e pronunciar os três sons diferentes da terminação "-ed" dos verbos regulares no passado. Isso será feito por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, em que os alunos irão criar um diário de bordo que os ajudará a desenvolver suas habilidades em inglês.
Esta metodologia promove o aprendizado por meio da resolução de problemas e geração de alternativas, que leva a soluções eficazes e criativas. Ao aplicá-la, os alunos poderão se aprofundar no assunto e criar seu próprio caminho de aprendizado.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema do dia e conecte com as experiências dos alunos. Em seguida, apresente exemplos de verbos regulares no passado. Mencione também a importância da habilidade da pronúncia para a comunicação em inglês.Etapa 2 - Divisão de Grupos
Os alunos devem discutir em grupos (4 a 5 alunos) sobre a importância da habilidade de pronúncia e como ela é usada no dia a dia. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 3 - Diário de Bordo
Em grupos, os alunos devem criar um diário de bordo, onde serão registrados o Problema, a Geração de Alternativas e a Solução. Eles devem escolher um verbo regular no passado e listar as três possibilidades de pronúncia. Em seguida, eles devem chegar juntos a um consenso sobre qual das três pronúncias é a correta.Etapa 4 - Compartilhar
Os alunos devem compartilhar suas escolhas com a turma e justificar sua escolha.Etapa 5 - História
Os grupos devem criar uma história com os verbos no passado, incluindo pelo menos 5 verbos regulares no passado com diferentes pronúncias. Eles devem praticar a pronúncia correta e depois apresentar suas histórias para a turma.Etapa 6 - Encerramento
Encerre destacando as principais aprendizagens, pedindo aos alunos que resumam o que aprenderam e respondam a perguntas para verificação do aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pronúncia dos alunos em verbos regulares no passado.
- Promover o desenvolvimento da criatividade dos alunos por meio da criação de histórias.
- Estimular a participação e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade da escolha correta da pronúncia do verbo regular no passado.
- Participação e qualidade na criação das histórias com diferentes verbos regulares no passado.
Ações do professor
- Facilitar a discussão em grupo, fazendo perguntas abertas e acolhendo as respostas dos alunos.
- Auxiliar os alunos na escolha correta da pronúncia de verbos regulares no passado.
- Dar feedback sobre a criatividade das histórias criadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Selecionar corretamente a pronúncia de verbos regulares no passado.
- Contribuir para a criação de histórias criativas com diferentes verbos regulares no passado.