Aula sobre Pronuncia De Verbos Regulares No Passado

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A pronúncia dos verbos regulares no passado é essencial para que os alunos possam se comunicar em inglês de forma eficiente. Porém, muitas vezes, os estudantes têm dificuldades nesse ponto, sendo necessário dedicar tempo a essa habilidade. Nessa atividade, os alunos vão aprender sobre as três variações da pronúncia dos verbos regulares no passado (-ed) e a identificá-las na fala de nativos da língua inglesa. Será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker para construir um Template com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação durante a atividade.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Introduza o tema por meio de um vídeo ou áudio curto que mostre falantes nativos do inglês se comunicando em situações cotidianas que utilizam verbos no passado simples. Em seguida, realize uma breve dinâmica para identificar exemplos de verbos regulares no passado nos vídeos ou áudios.

  2. Etapa 2 - Identificação dos três sons da pronúncia dos verbos regulares no passado

    Apresente aos alunos os três sons da pronúncia dos verbos regulares no passado (/t/,/d/ e /id/), exemplificando cada um com verbos simples e comum no dia a dia. Logo após, realize uma brincadeira de "memória" com os alunos, na qual eles terão que identificar qual som corresponde a cada verbo no passado apresentado.

  3. Etapa 3 - Construção do Template da Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem construir um Template com três campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", que será utilizado como ferramenta de avaliação da atividade. Cada campo deve ser preenchido pelos alunos durante as atividades práticas, em que devem avaliar o que acharam de bom, ruim ou o que precisa ser melhorado. Incentive a criatividade no design e decoração do template.

  4. Etapa 4 - Prática com a língua inglesa

    Os alunos devem praticar a pronúncia dos verbos regulares no passado via atividades como leitura de textos, exercícios de preenchimento de lacunas, jogos gramaticais, etc. Os alunos devem preencher seu template durante esta etapa, avaliando sua própria performance.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates e avaliação

    Os alunos apresentam seus templates ao professor e à turma, e discutem sobre os desafios e conquistas na pronúncia dos verbos regulares no passado. Incentive uma discussão saudável e construtiva, utilizando o template como base para a avaliação.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Atribua uma tarefa de casa sobre a pronúncia dos verbos regulares no passado, que pode ser um exercício de preenchimento de lacunas online ou um exercício de ditado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e pronunciar verbos regulares no passado.
  • Criar um ambiente de aprendizagem interativo e participativo.
  • Estimular a criatividade e a autoavaliação dos alunos durante todo o processo.
  • Incentivar a conversação em inglês e a participação ativa dos alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para construir uma ferramenta de avaliação do estudante.

Critérios de avaliação

  • Participação efetiva dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em identificar e pronunciar os verbos regulares no passado.
  • Criatividade e design do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desempenho na tarefa de casa atribuída.

Ações do professor

  • Selecionar vídeos ou áudios adequados para introduzir o tema.
  • Ensinar e exemplificar os três sons da pronúncia dos verbos regulares no passado.
  • Incentivar a criatividade no design e decoração do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilizar a ferramenta para avaliar o desempenho dos alunos ao longo da atividade.
  • Promover uma discussão saudável e construtiva sobre as dificuldades e conquistas dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar os verbos regulares no passado em um vídeo ou áudio.
  • Construir o template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar sua própria performance na pronúncia dos verbos regulares no passado durante as atividades práticas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre o desempenho na atividade.
  • Realizar a tarefa de casa atribuída.