Aula sobre Pronuncia De Verbos Regulares No Passado

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O assunto a ser trabalhado nesta atividade será a pronúncia de verbos regulares no passado. Essa é uma habilidade importante para os alunos desenvolverem, pois é fundamental para a comunicação em inglês. Através dessa prática, os alunos poderão entender melhor as variações de sonoridade dos verbos regulares no passado (-ed) e como elas se aplicam em diferentes situações no cotidiano. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, onde os alunos criarão o seu próprio template de registro de aprendizagem, com campos de check-in e check-out, para acompanhar o seu processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie perguntando aos alunos sobre suas vivências com a língua inglesa e seus conhecimentos sobre a pronúncia dos verbos regulares no passado. Peça para os alunos anotarem essas reflexões no campo Check-in do template de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos verbos regulares no passado

    Apresente os verbos regulares no passado (-ed) e suas variações de pronúncia (/t/, /d/ e /id/). Use exemplos práticos e vídeos para ilustrar as variações de pronúncia.

  3. Etapa 3 - Jogo de Pronúncia

    Os alunos irão jogar um jogo de pronúncia utilizando verbos regulares no passado. Divida a turma em grupos e disponibilize um jogo online para que os alunos possam praticar a pronúncia dos verbos. Você pode fazer um esquema de acertos e pontuação para tornar o jogo mais estimulante.

  4. Etapa 4 - Exercício em Dupla

    Os alunos, em duplas, deverão realizar exercícios para praticar a pronúncia dos verbos regulares no passado. Disponibilize atividades no formato digital ou impresso para que os alunos possam realizar.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos deverão revisar o seu template de registro de aprendizagem e registrarão no campo Check-out o que aprenderam sobre a pronúncia dos verbos regulares no passado.

  6. Etapa 6 - Tarefa para casa

    Proponha que os alunos pratiquem a pronúncia dos verbos regulares no passado mediante atividades online disponibilizadas em uma plataforma virtual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pronúncia em inglês
  • Incentivar a participação e a interação dos alunos na aula
  • Estimular o aprendizado ativo por meio do uso de jogos, exercícios em duplas e template de registro de aprendizagem
  • Aplicar a metodologia Ensino Híbrido para promover um aprendizado mais flexível e personalizado

Critérios de avaliação

  • Correta identificação dos verbos regulares no passado e suas variações de pronúncia
  • Participação ativa e colaboração nos jogos e atividades em sala de aula
  • Uso correto das informações registradas no template de registro de aprendizagem
  • Prática da pronúncia dos verbos regulares no passado nas atividades realizadas em sala e em casa

Ações do professor

  • Preparar material didático organizado e dinâmico
  • Incentivar a participação e a interação dos alunos durante as atividades em sala de aula
  • Disponibilizar atividades online para que os alunos possam praticar a pronúncia dos verbos regulares no passado em casa
  • Acompanhar o registro de aprendizagem de cada aluno e fazer intervenções quando necessário
  • Proporcionar feedback aos alunos de forma construtiva e positiva

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula
  • Praticar a pronúncia dos verbos regulares no passado nas atividades realizadas em sala e em casa
  • Registrar as informações relevantes sobre o conteúdo no template de registro de aprendizagem
  • Trabalhar em equipe durante os jogos e atividades propostas
  • Dar importância às intervenções do professor e feedbacks realizados.