Aula sobre Pronuncia De Verbos Regulares No Passado

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Esta atividade irá trabalhar com a pronúncia dos verbos regulares no passado (-ed), sendo uma habilidade muito importante para a comunicação em inglês. Para contextualizar, é possível pensar em situações cotidianas em que utilizamos verbos no passado, como falar sobre o que fizemos no fim de semana ou em uma viagem. Será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e respostas para praticar a pronúncia de verbos regulares no passado.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza a temática, contextualizando sobre a importância da pronúncia correta dos verbos regulares no passado e explicando as possíveis variações de som (-t, -d, -id).

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar um brainstorm sobre verbos regulares no passado que conhecem, colocando-os em cartões post-its.

  3. Etapa 3 - Explicação das regras do jogo

    Exponha quais serão as regras do jogo que deverá ser desenvolvido pelos alunos, com objetivo de ajudá-los a praticarem a pronúncia dos verbos regulares no passado.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Em seus grupos, os alunos criarão um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre verbos regulares no passado, sendo que cada carta deverá conter um verbo. Os alunos deverão prestar atenção na pronúncia correta dos verbos no passado ao elaborar suas cartas.

  5. Etapa 5 - Troca de jogos

    Os grupos trocarão seus jogos com os outros grupos, para que cada grupo jogue o jogo elaborado pelo outro. Desta maneira, os alunos praticam a pronúncia correta dos verbos regulares no passado.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Peça aos alunos para darem um feedback sobre os jogos, apontando os pontos positivos e negativos e sugerindo melhorias.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um encerramento, reforçando a importância da pronúncia correta dos verbos regulares no passado e incentivando os alunos a praticarem a pronúncia em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (-ed), pontuando as variações de som (-t, -d, -id).
  • Estimular a cooperação entre os alunos, favorecendo a socialização e a prática colaborativa.
  • Promover a criatividade e a autonomia do aluno, por meio da criação do jogo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Adequação e correção na pronúncia dos verbos regulares no passado.
  • Criatividade e originalidade na construção do jogo.

Ações do professor

  • Proporcionar uma introdução clara e objetiva sobre a temática da aula, explicando a importância da pronúncia correta dos verbos regulares no passado.
  • Esclarecer as regras do jogo para que os alunos possam criar suas cartas de perguntas e respostas de forma correta.
  • Orientar os alunos durante o processo de criação do jogo, incentivando a autoria e a criatividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e atividades propostas pelo professor.
  • Criar as cartas de perguntas e respostas do jogo, prestando atenção na pronúncia correta dos verbos regulares no passado.
  • Avaliar de forma crítica e colaborativa os jogos criados pelos outros grupos.