Aula sobre Pronuncia De Verbos Regulares No Passado
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma revisão do conceito de verbos regulares no passado e apresente as três formas de pronúncia da terminação -ed.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - Introdução aos sons (/t/, /d/ e /id/)Os alunos irão ouvir o professor pronunciando verbos regulares no passado e tentarão identificar qual o som da terminação -ed em cada palavra. Como alternativa, você pode disponibilizar um áudio gravado para essa atividade.
Estação 2 - Prática de pronúncia com jogos
Os alunos jogarão jogos que os ajudarão a praticar a pronúncia correta de verbos regulares no passado. Você pode utilizar jogos de memória, bingo ou jogos online.
Estação 3 - Leitura em voz alta
Os alunos lerão em voz alta um texto que contém verbos regulares no passado com diferentes sons de terminação -ed.
Etapa 4 - Conclusão
Faça uma breve revisão dos três sons da terminação -ed e pergunte aos alunos se eles conseguem identificar a pronúncia correta em verbos regulares no passado. Dê feedback aos alunos e responda qualquer dúvida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pronunciar corretamente a terminação -ed em verbos regulares no passado;
- Promover a cooperação e o trabalho em equipe através da metodologia de Rotação por Estações;
- Estimular a prática da pronúncia através de jogos e atividades lúdicas.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos sons da terminação -ed;
- Pronúncia correta de verbos regulares no passado;
- Participação e cooperação nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Explicar a metodologia de Rotação por Estações;
- Fornecer feedback imediato a cada aluno;
- Utilizar jogos e atividades lúdicas para envolver os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Identificar corretamente os sons da terminação -ed;
- Praticar a pronúncia de verbos regulares no passado.