Aula sobre Pronuncia De Verbos Regulares No Passado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A pronúncia dos verbos regulares no passado é um aspecto extremamente importante para a comunicação em inglês. Sem o domínio dessa habilidade, pode ser difícil compreender ou se fazer compreender em uma conversa. Esse tema pode ser encontrado em diversas situações cotidianas, como em um diálogo sobre o que foi feito no final de semana ou em uma descrição de uma viagem já realizada. Esta atividade utilizará a metodologia Sala de Aula Invertida para que os alunos possam construir seu próprio mapa conceitual, tornando o aprendizado mais ativo e dinâmico.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Antes do momento em sala de aula, disponibilize aos alunos um vídeo com explicação sobre a pronúncia dos verbos regulares no passado, com exemplos de cada uma das três variações (/t/, /d/ e /id/).

  2. Etapa 2 - Trabalho em grupo

    Na sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e deverão construir um mapa conceitual sobre o tema, com uma ideia central e 8 sub-ideias, sendo que cada sub-ideia deverá ter 2 níveis de profundidade.

    Exemplo:

    Ideia central: Pronúncia de verbos regulares no passado

    Sub-ideias:

    \- Regra geral de pronúncia (/t/, /d/ e /id/)

    \- Verbos regulares terminados em "ed" com som de /t/

    \- Verbos regulares terminados em "ed" com som de /d/

    \- Verbos regulares terminados em "ed" com som de /id/

    \- Exceções de pronúncia

    \- Verbos irregulares no passado

    \- Exemplos de frases com verbos regulares no passado

    \- Prática de pronúncia


  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explanando sobre cada sub-ideia e oferecendo exemplos práticos para reforçar o aprendizado.

  4. Etapa 4 - Prática

    Em duplas, os alunos irão praticar a pronúncia dos verbos regulares no passado, utilizando o mapa conceitual como guia.

  5. Etapa 5 - Cena

    Para finalizar, cada grupo irá criar uma cena que envolva o uso de verbos regulares no passado e apresentar para a turma, praticando a pronúncia e utilizando o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual e na prática da pronúncia.
  • Promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do mapa conceitual e na apresentação das sub-ideias.
  • Precisão na pronúncia dos verbos regulares no passado durante as atividades práticas.
  • Originalidade e clareza na apresentação da cena criada pelo grupo.

Ações do professor

  • Disponibilizar o vídeo explicativo antes da aula para que os alunos possam se preparar.
  • Orientar e supervisionar a construção do mapa conceitual pelos grupos.
  • Corrigir a pronúncia dos alunos durante a prática e oferecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo antes da aula.
  • Cooperar e colaborar na construção do mapa conceitual com seu grupo.
  • Praticar a pronúncia dos verbos regulares no passado durante as atividades propostas.