Aula sobre Pronuncia De Verbos Regulares No Passado
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A pronúncia dos verbos regulares no passado é um aspecto extremamente importante para a comunicação em inglês. Sem o domínio dessa habilidade, pode ser difícil compreender ou se fazer compreender em uma conversa. Esse tema pode ser encontrado em diversas situações cotidianas, como em um diálogo sobre o que foi feito no final de semana ou em uma descrição de uma viagem já realizada. Esta atividade utilizará a metodologia Sala de Aula Invertida para que os alunos possam construir seu próprio mapa conceitual, tornando o aprendizado mais ativo e dinâmico.
Etapa 1 - Preparação
Antes do momento em sala de aula, disponibilize aos alunos um vídeo com explicação sobre a pronúncia dos verbos regulares no passado, com exemplos de cada uma das três variações (/t/, /d/ e /id/).Etapa 2 - Trabalho em grupo
Na sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e deverão construir um mapa conceitual sobre o tema, com uma ideia central e 8 sub-ideias, sendo que cada sub-ideia deverá ter 2 níveis de profundidade.Exemplo:
Ideia central: Pronúncia de verbos regulares no passado
Sub-ideias:
\- Regra geral de pronúncia (/t/, /d/ e /id/)
\- Verbos regulares terminados em "ed" com som de /t/
\- Verbos regulares terminados em "ed" com som de /d/
\- Verbos regulares terminados em "ed" com som de /id/
\- Exceções de pronúncia
\- Verbos irregulares no passado
\- Exemplos de frases com verbos regulares no passado
\- Prática de pronúncia
Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explanando sobre cada sub-ideia e oferecendo exemplos práticos para reforçar o aprendizado.Etapa 4 - Prática
Em duplas, os alunos irão praticar a pronúncia dos verbos regulares no passado, utilizando o mapa conceitual como guia.Etapa 5 - Cena
Para finalizar, cada grupo irá criar uma cena que envolva o uso de verbos regulares no passado e apresentar para a turma, praticando a pronúncia e utilizando o que foi aprendido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual e na prática da pronúncia.
- Promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os estudantes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na construção do mapa conceitual e na apresentação das sub-ideias.
- Precisão na pronúncia dos verbos regulares no passado durante as atividades práticas.
- Originalidade e clareza na apresentação da cena criada pelo grupo.
Ações do professor
- Disponibilizar o vídeo explicativo antes da aula para que os alunos possam se preparar.
- Orientar e supervisionar a construção do mapa conceitual pelos grupos.
- Corrigir a pronúncia dos alunos durante a prática e oferecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo antes da aula.
- Cooperar e colaborar na construção do mapa conceitual com seu grupo.
- Praticar a pronúncia dos verbos regulares no passado durante as atividades propostas.