Aula sobre Propriedades Da Potenciacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. É uma ferramenta muito útil em diversas áreas, como na física, na química e na engenharia. Além disso, é importante destacar que a potenciação possui algumas propriedades que facilitam o seu cálculo e a resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente a seguinte situação problema aos alunos: "Um cientista precisa calcular a quantidade de células em uma cultura que se duplica a cada 3 horas. Se ele começou com 100 células, quantas células ele terá após 12 horas?".

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos. Peça para eles gerarem alternativas para a resolução do problema proposto.

  3. Etapa 3 - Solução

    Incentive os grupos a apresentarem as soluções encontradas para o problema proposto. Discuta as soluções com os alunos e tire as dúvidas deles.

  4. Etapa 4 - Aprofundamento teórico

    Aproveite a atividade de resolução de problema para falar de cada uma das propriedades da potenciação, mostrando aos alunos como resolver o problema que trabalharam a partir destas propriedades.

  5. Etapa 5 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos que possam apoiar o entendimento das propriedades da potenciação, como, por exemplo, o cálculo de áreas e volumes.

  6. Etapa 6 - Registro no Diário de Bordo

    Oriente os alunos a registrarem no diário de bordo as soluções encontradas para o problema proposto, as alternativas geradas e as discussões em grupo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Peça para os alunos se autoavaliarem e avaliarem as atividades desenvolvidas dentro da Escala de Likert, a qual vai desde “Não gostei” até o “Gostei muito”. Aproveite para avaliar o desempenho dos alunos durante cada uma das atividades, considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de efetuar cálculos com potências.
  • Desenvolver a habilidade de aplicar as propriedades da potenciação.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolução do problema proposto.
  • Participação ativa na discussão e atividades em grupo.
  • Clareza e organização na apresentação das soluções.
  • Habilidade em efetuar cálculos e aplicar as propriedades da potenciação.
  • Registro no diário de bordo e reflexão sobre o processo de aprendizagem via Escala de Likert.

Ações do professor

  • Contextualizar o problema e estimular a discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Fazer intervenções para corrigir possíveis erros e avaliar o desempenho dos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos que possam apoiar o entendimento das propriedades da potenciação.
  • Orientar os alunos na organização do diário de bordo e estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão e atividades em grupo.
  • Propor e apresentar soluções criativas para o problema.
  • Fazer os registros no diário de bordo e realizar a avaliação via Escala de Likert.
  • Aplicar as propriedades da potenciação na resolução do problema.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem.