Aula sobre Propriedades Da Potenciacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. É uma forma mais simples e rápida de escrever uma multiplicação repetida. As propriedades da potenciação são regras que facilitam o cálculo de potências e são muito importantes para a resolução de problemas matemáticos.

Exemplos práticos:

Para ajudar os alunos a entenderem melhor o assunto, é importante apresentar exemplos práticos. Por exemplo, se quisermos calcular 2 elevado a 3, podemos escrever 2 x 2 x 2 = 8. Ou seja, 2 elevado a 3 é igual a 8. Outro exemplo é 10 elevado a 0, que é igual a 1, pois qualquer número elevado a 0 é igual a 1.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Propriedades da Potenciação" e explique a importância das propriedades para o cálculo de potências.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e explique que cada grupo irá fazer uma pesquisa sobre o tema da potenciação e suas propriedades, além de criar um modelo de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre as propriedades da potenciação

    Peça para que os grupos realizem uma pesquisa sobre uma das propriedades da potenciação e apresenta para a turma. Disponibilize materiais para pesquisa como livros, artigos, revistas e, caso seja possível, a internet. Lembre os alunos da importância dos referenciais bibliográficos como validação das fontes científicas destas pesquisas.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação

    Peça aos grupos para criarem um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas em grupo

    Após a pesquisa, peça para os grupos resolverem um problema matemático que envolva a propriedade da potenciação pesquisada por eles. Circule entre os grupos e tire as dúvidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Reserve um momento para os alunos avaliarem o desempenho dos outros grupos utilizando o modelo criado na etapa 4.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão acerca dos resultados da avaliação por pares. Faça também uma avaliação geral da atividade.

  8. Etapa 8 - Fechamento

    Faça um resumo da aula e peça para os alunos compartilharem os aprendizados e os desafios enfrentados. Por fim, retome o objetivo de aprendizagem estabelecido para a atividade e verifique se ele foi atingido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender as propriedades da potenciação.
  • Identificar as propriedades da potenciação em problemas matemáticos.
  • Aplicar as propriedades da potenciação em cálculos com números reais.

Critérios de avaliação

  • Compreensão e identificação correta das propriedades da potenciação.
  • Aplicação correta das propriedades em cálculos e problemas com potência.
  • Desenvolvimento do modelo de avaliação em pares.
  • Participação ativa nas atividades e discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividade e sanar as dúvidas deles.
  • Verificar se os grupos compreenderam a propriedade pesquisada.
  • Avaliar a qualidade das apresentações e do modelo de avaliação em pares.

Ações do aluno

  • Prestar atenção na explicação e orientações do professor.
  • Participar ativamente das atividades e discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa e a apresentação de forma organizada e objetiva.
  • Desenvolver adequadamente o modelo de avaliação em pares.
  • Resolver corretamente os problemas que envolvem as propriedades da potenciação.