Aula sobre Propriedades Da Potenciacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As propriedades da potenciação são fundamentais para o estudo da Matemática, pois permitem simplificar cálculos com números muito grandes ou muito pequenos. Além disso, elas são muito utilizadas em diversas áreas do conhecimento, como na Física, Química e Engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as propriedades da potenciação, com ênfase na potência de expoente fracionário. Para tornar o aprendizado mais significativo, os estudantes serão convidados a desenvolver um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, onde poderão aplicar o que aprenderam sobre as propriedades da potenciação de forma prática e criativa.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula com um aquecimento sobre potência, lembrando os alunos sobre a definição e propriedades básicas da potenciação. Utilize exemplos práticos para demonstrar como as propriedades da potenciação podem ser aplicadas no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Apresentação das propriedades da potenciação

    Apresente as propriedades da potenciação, com ênfase na potência de expoente fracionário. Utilize exemplos práticos para demonstrar como as propriedades da potenciação podem ser aplicadas em situações reais.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do template de design sprint

    Os alunos irão desenvolver um template de design sprint com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, aplicando as propriedades da potenciação. Oriente os alunos durante todo o processo, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedbacks.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Os alunos apresentam seus templates para a turma, explicando como aplicaram as propriedades da potenciação em cada etapa do processo. Avalie a apresentação dos alunos e forneça feedbacks construtivos.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula e como as propriedades da potenciação podem ser aplicadas em diversas áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular potências com expoentes fracionários.
  • Estimular a criatividade e a aplicação prática do conhecimento adquirido.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe e apresentar suas ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta das propriedades da potenciação no desenvolvimento do template de design sprint.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template.
  • Participação ativa e colaborativa no trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante todo o processo de desenvolvimento do template de design sprint.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos no trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Desenvolver o template de design sprint com aplicação das propriedades da potenciação.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Apresentar o template para a turma de forma clara e objetiva.