Aula sobre Propriedades Da Potenciacao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. Por exemplo, 2 elevado a 3 é igual a 2 x 2 x 2, que resulta em 8. Em seguida, apresente os objetivos da aula e os subtópicos que serão abordados.

Objetivos:

- Desenvolver a habilidade dos alunos em efetuar cálculos com potências.

- Estimular a capacidade dos alunos de resolverem problemas a partir das propriedades das potências.

- Criar um modelo de infográfico para apoiar na resolução do estudo de caso.

Subtópicos:

- Propriedade da potência de base igual

- Propriedade da potência de expoente igual

- Propriedade da potência de produto

- Propriedade da potência de quociente

- Potência de potência


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e os objetivos da aula, contextualizando o assunto para os alunos. Pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender. Peça para que eles registrem estas informações em seus cadernos ou blocos de anotação.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso para os alunos que envolva as propriedades da potenciação em sua resolução. Oriente os alunos a criarem um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas durante o estudo de caso.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para resolverem os problemas apresentados no estudo de caso. Disponibilize recursos (livros, revistas, internet e outros) para que eles levantem dados e façam pesquisas que os ajudem a resolver o caso.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do infográfico

    Oriente os alunos no preenchimento do modelo de infográfico com as informações obtidas durante o estudo de caso. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tire suas dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo será responsável por apresentar infográfico para a turma, explicando as informações contidas nele. Importante que todos os participantes do grupo participem.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Discuta as informações apresentadas nos infográficos e compare os resultados obtidos pelos grupos. Pergunte aos alunos sobre qual foi o maior desafio encontrado na atividade e quais foram as estratégias e soluções que eles aplicaram para lidar com este desafio

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Conclua a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância da potenciação e suas propriedades em nosso cotidiano. Avalie o desempenho dos alunos durante a aula e verifique se os objetivos foram alcançados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em efetuar cálculos que envolvam potenciação.
  • Estimular a criatividade, a comunicação e a reflexão dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa e a colaboração dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Resolução correta dos problemas apresentados no estudo de caso.
  • Preenchimento correto do modelo de infográfico.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados obtidos.
  • Compreensão das propriedades da potenciação e sua aplicação em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Apresentar o estudo de caso e auxiliar os alunos durante a resolução dos problemas.
  • Circular pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Trabalhar em grupo para resolver os problemas apresentados no estudo de caso.
  • Criar o modelo de infográfico e preenchê-lo com as informações obtidas durante o estudo de caso.
  • Apresentar os resultados obtidos de forma clara e objetiva.
  • Discutir em grupo as propriedades da potenciação e sua aplicação em situações cotidianas.