Aula sobre Propriedades Da Potenciacao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. Destaque a utilidade e aplicabilidade deste conteúdo em diversas áreas, como na física, na química e na engenharia. Vale destacar que as propriedades da potenciação são regras que nos ajudam a simplificar cálculos e a resolver problemas mais facilmente.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Propriedades da Potenciação" e explique a importância dessa operação matemática. Em seguida, converse com os alunos sobre a metodologia ativa Gamificação e como ela será utilizada na atividade.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Explique que cada grupo será responsável por criar um jogo sobre as propriedades da potenciação. Peça para que cada grupo escolha um líder que será responsável por assegurar a entrega da atividade.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Oriente os alunos na criação de um mapa de registro contendo os campos: nome e objetivo do jogo, desafios a serem enfrentados, níveis e esquema de recompensas, informações para o usuário final e por qual motivo seu jogo será engajador e, consequentemente, um sucesso. Lembre os alunos que o mapa de registro deverá ser entregue ao final da aula para você.Etapa 4 - Criação do jogo
Estimule a criação do jogo utilizando apenas recursos analógicos, como cartolina, papel, lápis de cor, entre outros. O jogo deve ser baseado nas propriedades da potenciação e deve ser criativo e desafiador. Incentive a criatividade e a mão na massa dos alunos.Etapa 5 - Teste do jogo
Peça para os grupos testarem os jogos criados pelos colegas e darem feedbacks construtivos para otimização dos jogos.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Promova um momento para que os grupos apresentem os jogos criados para a turma e expliquem como eles funcionam. Peça para eles usarem os mapas de registros durante a apresentação. Faça perguntas sobre estratégias utilizadas na criação dos jogos, como também, perguntas mais sobre o conteúdo do jogo.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na criação do jogo, a qualidade do jogo criado e a habilidade dos alunos em efetuar cálculos com potências.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de efetuar cálculos com potências e suas propriedades.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
- Qualidade do jogo criado pelos alunos.
- Habilidade dos alunos em efetuar cálculos com potências.
- Elaboração adequada do mapa de registro.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia ativa.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Sanar dúvidas dos alunos e avaliar o desempenho deles, além da qualidade do jogo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação e apresentação do jogo.
- Colaborar com os colegas na elaboração do jogo.
- Desenvolver habilidades de cálculo com potências.
- Elaborar o mapa de registro adequadamente.
- Testar o jogo criado pelos colegas e dar feedbacks construtivos.