Aula sobre Propriedades Da Potenciacao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. Comente que o entendimento do conteúdo da potenciação é útil em diversas áreas, como na física, na química e na engenharia. Além disso, destaque que as propriedades da potenciação são fundamentais para simplificar cálculos e resolver problemas mais complexos.
Etapa 1 - Preparação
Prepare uma lista de exercícios sobre as propriedades da potenciação para serem resolvidos pelos alunos em casa. A lista de exercícios precisa contemplar níveis de aprendizagem diferentes, por isso, opte por trazer exercícios que variem desde o nível básico até o nível olímpico, contemplando, assim, os diversos tipos de estudantes.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Oriente os alunos a apresentarem os resultados dos exercícios resolvidos em casa. Esclareça as dúvidas e corrija os erros cometidos pelos alunos. Aproveite para avaliar o que eles pesquisaram sobre o assunto, os desafios enfrentados por eles e como eles desenvolveram estratégias para resolvê-los.Etapa 3 - Mapa Conceitual
Explique aos alunos o que é um mapa conceitual e como ele pode ser utilizado para organizar as informações sobre um determinado assunto. Em seguida, incentive os alunos a criarem um mapa conceitual sobre as propriedades da potenciação, contendo uma ideia central e sub-ideias para serem aprofundadas e desenvolvidas.Etapa 4 - Discussão em Grupo
Divida a turma em grupos para discutir e aprimorar seus mapas conceituais. Circule pela sala e auxilie os alunos na elaboração dos mapas.Etapa 5 - Apresentação
Estimule os grupos a apresentarem seus mapas conceituais para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e esclareça as dúvidas que surgirem.Etapa 6 - Exemplos Práticos
Apresente exemplos práticos que ilustrem as propriedades da potenciação, como cálculos de áreas e volumes, e problemas envolvendo juros compostos.Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs e distribua o modelo para que os alunos, individualmente, possam preencher com as informações de “Que bom”, “Que tal” e “Que pena” sobre a atividade.Etapa 8 - Avaliação
Avalie os alunos considerando os critérios de avaliação pré-definidos, como também, os resultados da Dinâmica dos 3 Qs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em efetuar cálculos com potências e suas regras de potenciação.
- Resolver a lista de exercícios como pré-atividade.
- Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na elaboração de mapas conceituais.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Preenchimento adequado do modelo da Dinâmica dos 3Qs.
Critérios de avaliação
- Compreensão das propriedades da potenciação.
- Habilidade em resolver exercícios envolvendo potenciação.
- Qualidade da apresentação e do mapa conceitual elaborado pelos alunos.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Preenchimento adequado do modelo da Dinâmica dos 3Qs.
Ações do professor
- Preparar uma lista de exercícios sobre as propriedades da potenciação.
- Explicar o que é um mapa conceitual e como ele pode ser utilizado.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Apresentar exemplos práticos que ilustrem as propriedades da potenciação.
- Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Resolver os exercícios sobre as propriedades da potenciação em casa.
- Criar um mapa conceitual sobre as propriedades da potenciação.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Identificar seus pontos fortes e fracos e buscar aprimoramento.