Aula sobre Protagonismo Negro No Processo De Independencia Do Haiti

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O tema "Protagonismo negro no processo de independência do Haiti" é de extrema importância para a compreensão da história da América Latina e do Caribe. O Haiti foi o primeiro país da região a conquistar sua independência, em 1804, e isso só foi possível graças à liderança de Toussaint L'Ouverture, um líder negro que liderou a revolta dos escravos contra o domínio francês. O tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes ao mostrar a importância da luta contra a discriminação racial e a valorização da cultura afrodescendente. Nesta aula, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Protagonismo negro no processo de independência do Haiti" e contextualizar a importância do assunto para a história da América Latina e do Caribe. Serão apresentados exemplos de líderes negros que lutaram pela independência de seus países, como Simon Bolívar e José Martí.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha com o problema a ser resolvido: "Como o protagonismo negro foi fundamental para a independência do Haiti?".

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão 30 minutos para pesquisar sobre o tema e encontrar informações relevantes para a resolução do problema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos terão 20 minutos para discutir as informações encontradas e elaborar uma resposta para o problema proposto.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar sua resposta para o problema proposto. Os demais grupos farão perguntas e comentários sobre a apresentação.

  6. Etapa 6 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos, em grupo, criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos preencherão o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: "Que bom", "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade e a aprendizagem adquirida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais."
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância do protagonismo negro na história da América Latina e do Caribe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da resposta para o problema proposto.
  • Qualidade da apresentação oral.
  • Reflexão crítica sobre a importância do protagonismo negro na história da América Latina e do Caribe.
  • Preenchimento adequado do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Dividir os alunos em grupos e propor o problema a ser resolvido.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar a atividade e a aprendizagem adquirida pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da discussão em grupo.
  • Elaborar uma resposta para o problema proposto.
  • Apresentar oralmente a resposta elaborada.
  • Refletir criticamente sobre a importância do protagonismo negro na história da América Latina e do Caribe.
  • Preencher adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.