Aula sobre Protagonismo Negro No Processo De Independencia Do Haiti
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O tema "Protagonismo negro no processo de independência do Haiti" é de extrema importância para a compreensão da história das Américas e da luta contra a escravidão. O Haiti foi o primeiro país da América Latina a conquistar sua independência, liderado por Toussaint L'Ouverture, um líder negro que lutou contra a escravidão e a opressão colonial. É importante que os estudantes compreendam a importância desse processo histórico e como ele influenciou outros movimentos de libertação na região. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, criando um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em relação aos critérios estabelecidos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do protagonismo negro no processo de independência do Haiti. Os alunos serão convidados a compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e terão 30 minutos para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. Eles devem buscar informações em livros, artigos, vídeos e outras fontes confiáveis. Disponibilize o material necessário para que os alunos desenvolvam a pesquisa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os grupos irão se reunir para discutir as informações coletadas e organizar seus argumentos. Oriente os alunos a construir argumentos sólidos e coerentes.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pare
Os grupos irão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles devem preencher cada critério com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seus argumentos e avaliar o desempenho dos outros grupos de acordo com o template criado. Incentive a participação de todos os alunos e garanta que a apresentação seja clara e objetiva.Etapa 6 - Discussão final
Conduza uma discussão final sobre o tema, incentivando os alunos a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
- Estimular a pesquisa e a construção de argumentos sólidos e coerentes.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas de acordo com critérios estabelecidos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Orientar os alunos na pesquisa e na construção de argumentos.
- Incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações.
- Conduzir uma discussão final sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
- Discutir em grupo e organizar seus argumentos.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Apresentar seus argumentos e avaliar o desempenho dos outros grupos.
- Refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.