Aula sobre Protagonismo Negro No Processo De Independencia Do Haiti

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema "Protagonismo negro no processo de independência do Haiti" é de extrema importância para a compreensão da história das Américas e da luta contra a escravidão. O Haiti foi o primeiro país da América Latina a conquistar sua independência, liderado por Toussaint L'Ouverture, um líder negro que lutou contra a escravidão e a opressão colonial. É importante que os estudantes compreendam a importância desse processo histórico e como ele influenciou outros movimentos de libertação na região. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, criando um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em relação aos critérios estabelecidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do protagonismo negro no processo de independência do Haiti. Os alunos serão convidados a compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão 30 minutos para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. Eles devem buscar informações em livros, artigos, vídeos e outras fontes confiáveis. Disponibilize o material necessário para que os alunos desenvolvam a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se reunir para discutir as informações coletadas e organizar seus argumentos. Oriente os alunos a construir argumentos sólidos e coerentes.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pare

    Os grupos irão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles devem preencher cada critério com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seus argumentos e avaliar o desempenho dos outros grupos de acordo com o template criado. Incentive a participação de todos os alunos e garanta que a apresentação seja clara e objetiva.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre o tema, incentivando os alunos a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
  • Estimular a pesquisa e a construção de argumentos sólidos e coerentes.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas de acordo com critérios estabelecidos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na construção de argumentos.
  • Incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações.
  • Conduzir uma discussão final sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
  • Discutir em grupo e organizar seus argumentos.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar seus argumentos e avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.