Aula sobre Protagonismo Negro No Processo De Independencia Do Haiti
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O tema "Protagonismo negro no processo de independência do Haiti" é de extrema importância para a compreensão da história da América Latina e do Caribe. O Haiti foi o primeiro país da região a conquistar sua independência, em 1804, e isso só foi possível graças à liderança de líderes negros, como Toussaint Louverture e Jean-Jacques Dessalines. É importante destacar que a luta pela independência do Haiti foi também uma luta contra a escravidão, já que a ilha era uma das principais produtoras de açúcar e café do mundo e contava com uma grande população escravizada. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre a história do Haiti e a refletir sobre a importância do protagonismo negro na luta por liberdade e igualdade.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema da aula e contextualize a importância do protagonismo negro no processo de independência do Haiti. Os alunos serão convidados a fazer uma roda de conversa para compartilhar o que já sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher um aspecto específico do tema para pesquisar e apresentar para a turma. Os aspectos podem ser: a escravidão no Haiti, a liderança de Toussaint Louverture, a luta contra os franceses, a proclamação da independência, entre outros.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deverá apresentar suas pesquisas para a turma e, em seguida, todos juntos deverão decidir quais aspectos serão aprofundados na próxima etapa.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos deverão criar um template de design sprint com 5 etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar, testar) para desenvolver o tema e seus subtópicos escolhidos. Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma e todos juntos deverão escolher o melhor modelo.Etapa 5 - Testar
Os grupos deverão aplicar o template escolhido para aprofundar o tema e apresentar suas conclusões para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e promova um debate sobre as diferentes perspectivas apresentadas.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos deverão entregar o template produzido em grupo. Dê o feedback sobre o desempenho.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce a importância do protagonismo negro no processo de independência do Haiti.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre a história do Haiti e o protagonismo negro na luta por liberdade e igualdade.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, por meio da metodologia ativa Design Sprint.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas e apresentações dos grupos.
- Coerência e clareza do template de design sprint criado pelos grupos.
- Qualidade das conclusões apresentadas pelos grupos.
- Participação construtiva no debate promovido pelo professor.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e apresentação dos aspectos escolhidos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas e apresentações de qualidade.
- Criar um template de design sprint coerente e claro.
- Aplicar o template escolhido para aprofundar o tema e apresentar conclusões de qualidade.
- Participar construtivamente do debate promovido pelo professor.