Aula sobre Protagonismo Negro No Processo De Independencia Do Haiti
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tema "Protagonismo negro no processo de independência do Haiti" é de extrema importância para a compreensão da história da América Latina e do Caribe. O Haiti foi o primeiro país a conquistar sua independência na região, e isso só foi possível graças à liderança de líderes negros como Toussaint L'Ouverture e Jean-Jacques Dessalines. É importante destacar que a luta pela independência do Haiti foi também uma luta contra a escravidão, o que torna esse processo ainda mais significativo. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, a fim de compreender melhor o contexto histórico e as especificidades do processo de independência do Haiti.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize o processo de independência do Haiti. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre o protagonismo negro no processo de independência do Haiti. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos compreendam melhor o contexto histórico e as especificidades do processo de independência do Haiti.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Análise de documentos históricos
Apresente aos alunos documentos históricos relacionados ao processo de independência do Haiti, como cartas, discursos e imagens. Os alunos deverão analisar esses documentos e relacioná-los com as informações coletadas no mapa de empatia.Etapa 5 - Debate
Os alunos irão participar de um debate sobre o protagonismo negro no processo de independência do Haiti. O objetivo é que eles reflitam sobre a importância desse processo para a história da América Latina e do Caribe.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos deverão entregar o mapa de empatia com as informações complementares que tiveram a través da análise de documentos e dos debates.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce a importância do protagonismo negro no processo de independência do Haiti.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais."
- Estimular a reflexão crítica sobre a importância do protagonismo negro na história da América Latina e do Caribe.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão do contexto histórico e das especificidades do processo de independência do Haiti.
- Capacidade de análise e interpretação de documentos históricos.
- Participação construtiva no debate.
- Qualidade do mapa de empatia produzido.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar o processo de independência do Haiti.
- Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
- Apresentar documentos históricos relacionados ao processo de independência do Haiti.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância do protagonismo negro no processo de independência do Haiti.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia sobre o protagonismo negro no processo de independência do Haiti.
- Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia.
- Analisar documentos históricos relacionados ao processo de independência do Haiti.
- Participar do debate sobre o protagonismo negro no processo de independência do Haiti.
- Produzir um mapa de empatia de qualidade.