Aula sobre Protagonismo Negro No Processo De Independencia Do Haiti
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema da aula e contextualizar a importância do protagonismo negro no processo de independência do Haiti. Em seguida, irá explicar como a metodologia Rotação por estações irá funcionar.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em três grupos, que serão as estações. Explique sobre a metodologia “Rotação por estações” e defina com eles o tempo de duração.Etapa 3 - Rotação por estações
As atividades propostas em cada estação são:Estação 1 - Vídeo
Os alunos irão assistir a um vídeo sobre a história do Haiti e a luta pela independência liderada pelos escravos negros. Após o vídeo, entregue algumas perguntas sobre o conteúdo assistido, os alunos deverão responder.
Estação 2 - Texto
Os alunos irão ler um texto sobre a história do Haiti e a luta pela independência liderada pelos escravos negros. Após a leitura, os alunos irão responder a algumas perguntas sobre o conteúdo lido.
Estação 3 - Debate
Os alunos irão participar de um debate sobre o protagonismo negro no processo de independência do Haiti. Proponha temas para o debate, por exemplo: "Como o protagonismo negro foi fundamental para a independência do Haiti?".
Etapa 4 - Socialização
Os grupos irão se reunir e apresentar os resultados das atividades realizadas em cada estação. Medie a discussão e faça uma síntese dos principais pontos abordados.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Disponibilize folhas de papel e canetas para que os alunos possam criar o template.Etapa 6 - Conclusão
O professor irá fazer uma síntese das atividades realizadas e reforçar a importância do protagonismo negro no processo de independência do Haiti.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
- Estimular a reflexão crítica sobre a importância do protagonismo negro na história da América Latina.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão do conteúdo apresentado.
- Capacidade de argumentação e reflexão crítica.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância do protagonismo negro no processo de independência do Haiti.
- Explicar como a metodologia Rotação por estações irá funcionar.
- Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer uma síntese das atividades realizadas e reforçar a importância do protagonismo negro na história da América Latina.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Assistir ao vídeo e ler o texto com atenção.
- Participar do debate e defender seu ponto de vista.
- Responder às perguntas propostas em cada estação.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.