Aula sobre Puberdade

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A puberdade é um momento de transformações físicas e emocionais que ocorrem na vida de todos os seres humanos. É um processo natural e importante para o desenvolvimento saudável do corpo e da mente. Nesta aula, vamos explorar as mudanças que ocorrem durante a puberdade, como elas são influenciadas pelos hormônios sexuais e pelo sistema nervoso, e como podemos lidar com elas de forma saudável. Para isso, usaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos serão incentivados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema da puberdade e suas transformações, destacando a importância de compreender e lidar com esse momento de mudanças.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça que discutam as transformações que ocorrem durante a puberdade, quais são as principais dúvidas e preocupações dos alunos. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Após a discussão em grupo, apresente um problema relacionado à puberdade, como, por exemplo: "Como lidar com as mudanças no corpo durante a puberdade?" ou "O que fazer para controlar as emoções durante a puberdade?". Peça que os alunos discutam em grupo possíveis soluções para o problema.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Com base nas soluções discutidas pelos alunos na etapa anterior, peça que criem um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo deve apresentar seu modelo para a turma, explicando as soluções discutidas e como eles utilizaram a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Após as apresentações, peça que os alunos reflitam sobre o processo de criação do modelo e como a Dinâmica dos 3 Qs pode ser uma ferramenta útil para avaliar outras atividades.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância de compreender e lidar de forma saudável com as transformações da puberdade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Incentivar a reflexão e a autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa nas discussões em grupo.
  • Criação de um modelo da Dinâmica dos 3 Qs coerente com as soluções discutidas pelo grupo.
  • Apresentação clara e objetiva do modelo e das soluções discutidas.
  • Reflexão coerente e crítica sobre o processo de criação do modelo e a utilização da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa e colaborativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar e fornecer feedbacks construtivos sobre as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativa e colaborativamente das discussões em grupo.
  • Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs coerente com as soluções discutidas pelo grupo.
  • Apresentar claramente o modelo e as soluções discutidas.
  • Refletir sobre o processo de criação do modelo e a utilização da Dinâmica dos 3 Qs.