Aula sobre Puberdade
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A puberdade é um momento de transformações físicas e emocionais que ocorrem na vida de todos os seres humanos. É um processo natural e importante para o desenvolvimento saudável do corpo e da mente. Nesta aula, vamos explorar as mudanças que ocorrem durante a puberdade, como elas são influenciadas pelos hormônios sexuais e pelo sistema nervoso, e como podemos lidar com elas de forma saudável. Para isso, usaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos serão incentivados a criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
Aprendizagem Baseada em Problemas
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema da puberdade e suas transformações, destacando a importância de compreender e lidar com esse momento de mudanças.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos e peça que discutam as transformações que ocorrem durante a puberdade, quais são as principais dúvidas e preocupações dos alunos. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 3 - Problematização
Após a discussão em grupo, apresente um problema relacionado à puberdade, como, por exemplo: "Como lidar com as mudanças no corpo durante a puberdade?" ou "O que fazer para controlar as emoções durante a puberdade?". Peça que os alunos discutam em grupo possíveis soluções para o problema.Etapa 4 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs
Com base nas soluções discutidas pelos alunos na etapa anterior, peça que criem um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Cada grupo deve apresentar seu modelo para a turma, explicando as soluções discutidas e como eles utilizaram a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 6 - Reflexão
Após as apresentações, peça que os alunos reflitam sobre o processo de criação do modelo e como a Dinâmica dos 3 Qs pode ser uma ferramenta útil para avaliar outras atividades.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância de compreender e lidar de forma saudável com as transformações da puberdade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Incentivar a reflexão e a autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa nas discussões em grupo.
- Criação de um modelo da Dinâmica dos 3 Qs coerente com as soluções discutidas pelo grupo.
- Apresentação clara e objetiva do modelo e das soluções discutidas.
- Reflexão coerente e crítica sobre o processo de criação do modelo e a utilização da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Incentivar a participação ativa e colaborativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Orientar os alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Avaliar e fornecer feedbacks construtivos sobre as apresentações dos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativa e colaborativamente das discussões em grupo.
- Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs coerente com as soluções discutidas pelo grupo.
- Apresentar claramente o modelo e as soluções discutidas.
- Refletir sobre o processo de criação do modelo e a utilização da Dinâmica dos 3 Qs.