Aula sobre Puberdade

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A puberdade é uma fase de grandes mudanças na vida dos adolescentes, marcada por transformações físicas e emocionais. É um momento de descobertas e curiosidades, mas também pode gerar dúvidas e incertezas. É importante que os alunos compreendam as mudanças que ocorrem em seus corpos e saibam lidar com elas de forma saudável. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de desenvolver um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor as mudanças que seus colegas estão passando e a criar soluções para problemas comuns na puberdade.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Comece a aula apresentando o tema "Puberdade" e explicando a importância de compreender as transformações que ocorrem nessa fase da vida. É importante utilizarimagens e vídeos para ilustrar as mudanças físicas e emocionais que ocorrem durante a puberdade.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia Design Thinking

    Explique como funciona a metodologia Design Thinking e como ela será utilizada nesta aula. Serão apresentados exemplos práticos de como a metodologia pode ser aplicada em situações do cotidiano.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro e cada grupo receberá uma folha grande de papel para desenhar o mapa de empatia. Cada grupo deverá escolher um colega para ser o "personagem" do mapa, e os demais alunos deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?" e "O que ele vê?" com base no que sabem sobre a puberdade e as mudanças que ocorrem nessa fase.

  4. Etapa 4 - Identificação de dores e ganhos

    Após a criação do mapa de empatia, os alunos deverão identificar as dores e ganhos do "personagem" escolhido. Serão levantadas questões como: "Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelo personagem nessa fase da vida?", "Quais são as coisas boas que ele está experimentando?".

  5. Etapa 5 - Criação de soluções

    Os alunos deverão criar soluções para as dores identificadas no mapa de empatia. Os grupos deverão pensar em formas de ajudar o "personagem" a lidar melhor com as dificuldades que enfrenta na puberdade.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresentará suas soluções para a turma. Façaperguntas e comentários sobre as soluções apresentadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Apresente umareflexão final sobre a aula, destacando a importância de compreender as mudanças que ocorrem na puberdade e de buscar soluções para os problemas enfrentados nessa fase da vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a empatia e o respeito pelas diferenças entre os colegas.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Identificação correta das dores e ganhos do "personagem".
  • Criação de soluções criativas e viáveis para as dores identificadas.
  • Apresentação clara e objetiva das soluções criadas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia a ser utilizada.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Fazer perguntas e comentários que estimulem a reflexão e a compreensão dos alunos.
  • Avaliar e dar feedback sobre as soluções apresentadas pelos grupos.
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula e destacar os pontos positivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Identificar corretamente as dores e ganhos do "personagem".
  • Criar soluções criativas e viáveis para as dores identificadas.
  • Apresentar as soluções criadas de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre a aula e destacar os pontos positivos.