Aula sobre Puberdade

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A puberdade é um assunto que desperta curiosidade e questionamentos nos alunos do 8º ano do ensino fundamental. É uma fase de transformações físicas e emocionais que marcam a transição da infância para a adolescência. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de júri para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e faça a divisão da turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique aos alunos também como funciona a dinâmica dando exemplos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Forneça materiais para que os alunos realizem uma pesquisa em grupo sobre os aspectos fisiológicos e emocionais da puberdade.

  3. Etapa 3 - Argumentação

    Cada grupo deve preparar argumentos e contra-argumentos baseados em evidências científicas para defender ou refutar a ideia de que a puberdade é uma fase de conflitos emocionais.

  4. Etapa 4 - Modelo de Debate Crítico

    Promova a realização do debate, com a participação da banca julgadora e do grupo de observadores. Incentive a participação de todos dos grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Faça uma discussão em sala de aula sobre as principais ideias apresentadas no debate. Forneça feedbacks construtivos sobre os pontos destacados nas pesquisas e no debate.

  6. Etapa 6 - Produção individual

    Proponha a elaboração de um resumo individual sobre os principais aspectos abordados no debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação e contra-argumentação baseada em evidências científicas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre as transformações que ocorrem na puberdade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos e contra-argumentos apresentados.
  • Coerência e consistência das ideias apresentadas.
  • Resumo individual bem estruturado e com conteúdo relevante.
  • Trabalho em grupo e cooperação entre os alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração dos argumentos.
  • Mediar o debate e garantir a participação de todos os grupos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as ideias apresentadas.
  • Avaliar a atividade de forma justa e criteriosa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Contribuir para a pesquisa e elaboração dos argumentos.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e da banca julgadora.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Elaborar um resumo individual com conteúdo relevante.