Aula sobre Puberdade

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A puberdade é um momento de transição na vida do indivíduo, marcado pela maturação sexual e física. É uma fase de grandes transformações no corpo e na mente, que pode gerar muitas dúvidas e inseguranças para os adolescentes. É importante que os estudantes conheçam as mudanças corporais que ocorrem nessa fase e saibam lidar com as emoções que surgem. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso."

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os grupos serão formados por sorteio ou por escolha dos alunos.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Hormônios Sexuais

    Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre a atuação dos hormônios sexuais na puberdade. Em seguida, deverão responder a um questionário sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Transformações Corporais

    Os alunos receberão uma lista de transformações corporais que ocorrem na puberdade e deverão identificar em seus próprios corpos as mudanças que já ocorreram e as que ainda vão ocorrer.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Saúde Sexual

    Os alunos receberão um texto sobre saúde sexual e deverão responder a um questionário sobre o assunto.

  5. Etapa 5 - Rotação por estações

    Cada grupo deverá se deslocar para a próxima estação, onde realizarão uma nova atividade relacionada ao tema.

  6. Etapa 6 - Apresentação das observações

    Na última etapa, os grupos deverão apresentar um resumo das atividades realizadas nas estações e debater sobre as principais dúvidas e descobertas relacionadas ao tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula destacando os ponto mais relevantes levantados pelos alunos. Incentive-os a dar suas opiniões, tirar dúvida e se expressarem. Ao final reforce a importância de sempre esclarecer eventuais dúvidas sobre a puberdade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e explicação das transformações corporais que ocorrem na puberdade.
  • Ampliar o conhecimento dos alunos sobre a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso na puberdade.
  • Promover a reflexão dos alunos sobre a importância da saúde sexual e dos cuidados com o próprio corpo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Domínio do conteúdo abordado.
  • Capacidade de análise e explicação das transformações corporais que ocorrem na puberdade.
  • Respeito às diferenças e à diversidade.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para as atividades.
  • Orientar os alunos sobre o funcionamento da metodologia Rotação por estações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Sanar dúvidas e estimular o debate sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Respeitar as diferenças e a diversidade.
  • Colaborar com os colegas na realização das atividades.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.
  • Expressar suas dúvidas e opiniões durante o debate.