Aula sobre Puberdade

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A puberdade é um período de grandes mudanças na vida de qualquer pessoa, é quando ocorre o amadurecimento sexual e a transição da infância para a adolescência. É um tema muito importante e presente no cotidiano dos estudantes, pois eles estão passando por essa fase ou logo passarão. Nesta aula, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos criem um mapa conceitual sobre a puberdade, a fim de desenvolver a habilidade de analisar e explicar as transformações que ocorrem nesse período.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula introduzindo o tema da puberdade e explicando a metodologia utilizada. Os alunos receberão um questionário online para ser preenchido em casa antes da próxima aula.

  2. Etapa 2 - Elaboração do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos e terão como tarefa criar um mapa conceitual sobre a puberdade. Cada grupo deve ter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles poderão utilizar recursos digitais para criar o mapa, como o site "MindMeister" ou o aplicativo "SimpleMind". Circulepela sala para auxiliar os alunos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a discussão.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas conceituais apresentados. Auxilie na mediação dessa discussão.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e retomará os principais pontos discutidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de criação de mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do mapa conceitual.
  • Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Utilização correta dos conceitos trabalhados na aula.
  • Preenchimento correto do questionário online.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular a discussão.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e coerente.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Utilizar corretamente os conceitos trabalhados na aula.
  • Preencher corretamente o questionário online.